Tipos de Andaimes
Publicado por INBRAEP em 21 de março de 2022
Você sabe quais são os principais tipos de andaimes? Todos os andaimes devem estar em conformidade com as normas técnicas destinadas à sua fabricação e às questões de segurança do trabalho. Dessa forma, é importante saber que existem diversos tipos de andaimes para diferentes objetivos, por isso, para evitar acidentes, é necessário escolher o tipo adequado de andaime considerando o terreno e a atividade a ser desenvolvida. Conforme a NR-18, existem cinco tipos principais de andaimes, sendo eles:
Andaime simplesmente apoiado:
Ele tem a sua estrutura apoiada de forma simples e independente daquilo que está a ser construído, podendo ser fixo ou móvel. Segundo a NR-18, esse tipo de andaime deve ser apoiado em sapatas sobre base rígida e nivelada, capazes de resistir aos esforços solicitantes e às cargas transmitidas.
Andaime fachadeiro
É constituído de torres montáveis que formam paginações variadas que cobrem pequenas e grandes fachadas, permitindo executar tarefas de construção, acabamento e reparo das edificações.
Andaime em balanço
São andaimes que se projetam para fora da construção e são suportados por vigamentos ou estruturas em balanço, que tenham sua segurança garantida, seja por engastamento ou outro sistema de contrabalanceamento no interior da construção.
Andaimes suspensos mecânicos
Esse tipo de andaime é bastante indicado para serviços de revestimento externo, esboços, colocação de pastilhas, mármores, cerâmicas e serviços de pedreiros. Eles ainda são divididos em Andaime Suspenso Mecânico leve e pesado.
Andaime suspenso motorizado
Os andaimes suspensos motorizados, também denominados balancins elétricos, são equipamentos que facilitam a realização dos trabalhos externos necessários nas construções de edifícios, bem como em estruturas já elevadas para efeitos de reparos, reformas, acabamentos, pinturas, torres de acesso e serviços de limpeza em fachadas.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 35 – Trabalho em Altura. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-35.
Referências
1 – NR-18, Norma Regulamentadora nº 18. CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.
2 – FILHO, Luiz Cezar Zacarias. PROJETO DE ANDAIME SUSPENSO MOTORIZADO. FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Universidade de Brasília (UnB). 2019.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .