Blog

Home » Publicações » NBR 15595 – Acesso por Corda – Procedimento para Aplicação do Método

NBR 15595 – Acesso por Corda – Procedimento para Aplicação do Método

Você tem conhecimento do que trata a NBR 15595? Ela fala da segurança e da aplicação dos métodos de acesso por corda que dependem da capacidade do profissional que está responsável pela sua execução, e esta norma foi desenvolvida para estabelecer regras e orientar profissionais e empresas que utilizam os métodos de acesso por corda em trabalhos em altura. E todos os procedimentos descritos nesta norma têm por objetivo garantir que os profissionais que desempenham a atividade mencionada, a realizem de forma eficiente e segura.

Nesta norma é descrito um conjunto de critérios organizados para a aplicação dos métodos de segurança do profissional, de sua equipe e de terceiros no acesso por corda, aplicados às atividades de ascensão, descensão, deslocamentos horizontais, resgate e auto-resgate dos profissionais e da equipe, através do uso de dispositivos têxteis e mecânicos usados para acessar locais de difícil acesso como estruturas em terra e sobre a água ou ambientes com características naturais (encostas), nos quais as cordas estarão conectadas a essas estruturas, construídas ou naturais, sendo as cordas os principais meios de acesso. 

Entre as várias orientações contidas na NBR 15595, temos as relacionadas:

  • Ao trabalho a ser executado;
  • A análise de risco;
  • Dos profissionais envolvidos no trabalho;
  • Dos equipamentos;
  • Das práticas de trabalho.

 

nr-35

O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-35 – Trabalho em Altura com a finalidade de educar para práticas seguras durante a realização desta atividade com suas determinadas exigências. Garantindo assim, a eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas situações. Para mais informações, acesse o curso de NR-35 Trabalho em Altura.

Referências

ABNT. Norma Brasileira. NBR 15595: Acesso por corda – Procedimento para aplicação do método, 16 nov. 2016.

Compartilhar

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Posts relacionados

Pesquisar

Nossos cursos