Medidas de Controle e Proteção para Trabalho com Resíduos Industriais
Publicado por INBRAEP em 26 de junho de 2025
Você conhece a função das Medidas de Controle e Proteção para Trabalho com Resíduos Industriais? Sabe-se que os resíduos industriais, sejam eles sólidos, líquidos, gasosos, radioativos ou de risco biológico, apresentam riscos ao meio ambiente e à saúde pública, isso por conta do nível de periculosidade que podem apresentar em sua composição. Nesse sentido, com base na NR-25 e demais normas regulamentadoras, é necessário conhecer e seguir medidas de controle e proteção, tais como:
- Classificação e caracterização: Consiste no processo em que os componentes físico-químicos ou microbiológicos do resíduo são analisados para que obtenha-se dados mais precisos acerca da sua composição e propriedades, além de saber o nível de periculosidade que ele apresenta.
- Capacitação, treinamento e conscientização de trabalhadores: Corresponde a medidas indispensáveis para o processo de geração, tratamento ou disposição do resíduo. Elas visam a segurança dos trabalhadores através de práticas como o conhecimento acerca do tipo de resíduo com o qual está trabalhando, o treinamento nas etapas de trabalho que irá atuar e o uso de EPIs necessários, como roupas de proteção, luvas, óculos de proteção, máscaras respiratórias, entre outros.
- Controle de descarte e liberações irregulares: Consiste em medidas de segurança que variam para cada tipo de resíduo industrial. Portanto, para estabelecer o controle de descarte ou liberação irregular é preciso fiscalizar a fonte geradora do resíduo, verificando a quantidade de geração, bem como se existe um plano gerencial, um plano para tratamento e um plano para a disposição adequada do resíduo que vise a segurança ao longo destes processos e esteja de acordo com normas vigentes, como a NR-25.
- Monitoramento e avaliação dos resíduos durante o processo de geração, tratamento e disposição: Inclui a fiscalização das condições de segurança no trabalho nos processos de geração, tratamento e disposição do resíduo, e também analisa se o plano para cada processo está sendo efetivo e contribuindo para o controle de descarte ou liberação irregular, consequentemente promovendo a prevenção de impactos ao meio ambiente e à saúde pública.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-25 sobre segurança e saúde no gerenciamento de resíduos industriais durante atividades de trabalho em indústrias. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento acerca dos principais tipos de resíduos industriais, seus principais impactos ao ecossistema e à saúde pública, assim como também conhecerá medidas de controle, tratamento, reaproveitamento e destinos adequados para cada classe de resíduo industrial. Assim, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança no trabalho para a prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-25.
Referências
1 – SANTOS, Leidayana Oliveira dos. Resíduos Industriais. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES. 2017.
2 – TOCCHETTO, Marta Regina Lopes. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS. 2005.
3 – ROURE, Marcel de. Como garantir medidas de segurança com resíduos industriais através da NR-25. 2020.
4 – PONTOTEL. NR-25: entenda o que é e saiba como garantir a segurança na gestão de resíduos químicos na indústria. 2023.
5 – Ministério do Trabalho e Emprego. NR 25 – RESÍDUOS INDUSTRIAIS. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2022.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .