O que é Tensão elétrica?
Publicado por INBRAEP em 21 de outubro de 2020
Você sabe o que é a tensão elétrica? Tensão elétrica é a força elétrica que provoca a circulação de corrente, que faz as cargas elétricas entrarem em movimento. Quando entre dois corpos, ou entre dois pontos, existe uma diferença de quantidade de cargas, então dizemos que temos uma diferença de potencial elétrico (d.d.p) ou uma tensão elétrica.
Exemplo:
Ao ligar os polos positivo/negativo de uma bateria aos terminais de um circuito elétrico, vamos observar o aparecimento de uma corrente elétrica, ou seja, a energia elétrica, cuja intensidade dependerá diretamente da tensão entre os polos. Percebe-se assim que a tensão elétrica é uma causa e a corrente elétrica é um efeito. Neste contexto, Tensão Elétrica é a capacidade de produção de corrente elétrica. Resumidamente, podemos dizer que a tensão elétrica é a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica. A diferença de potencial pode representar uma fonte de energia e pode representar uma perda de energia ou armazenamento, que chamamos de queda de tensão.
Temos dois tipos de tensão:
- Tensão alternada – A polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência. Na tomada, a frequência normal é de 60Hz, então significa que a polaridade desta tensão é alterada 60 vezes por segundo. Um exemplo de objetos que usam a corrente alternada são os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores;
- Tensão contínua – Não muda de polaridade no tempo. Um exemplo de funcionamento com tensão contínua é a pilha e a bateria, porque a polaridade da bateria sempre será a mesma no decorrer do tempo
A unidade da tensão elétrica é volt (V) e a grandeza é representada pela letra E.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CETAM. Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil. Fundamentos de Eletricidade: Eletricidade. [S. l.], 2011.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM TELECOMUNICAÇÕES. GRANDEZAS ELÉTRICAS – CONCEITOS BÁSICOS: Intensidade de corrente elétrica. [S. l.], 2019.
FOWLER, Richard. Fundamentos de eletricidade: corrente contínua e magnetismo. 7. ed. Porto Alegre: [s. n.], 2013. ISBN 978-85-8055-140-2 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Eletricidade básica: Carga Elétrica, Tensão Elétrica, Corrente Elétrica, Resistência Elétrica. [S. l.], 18 ago. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
1 Comentário