Técnicas de Análise de Risco no SEP
Publicado por INBRAEP em 30 de julho de 2024
Você compreende a importância de realizar análise de riscos nas atividades no SEP?
É importante realizar uma análise de riscos para avaliar as condições de trabalho e definir os meios de controle para a segurança material e humana nos procedimentos executados no Sistema Elétrico de Potência – SEP.
Atividades em Sistema Elétrico de Potência envolvem riscos à saúde do trabalhador devido aos perigos inerentes à eletricidade que podem causar danos tanto às pessoas quanto aos equipamentos. É necessário compreender os riscos envolvidos nessas atividades e, para isso, a realização de uma análise de risco é fundamental para garantir a saúde e a integridade física do trabalhador.
A Análise de risco é uma ferramenta de exame crítico da atividade ou situação, funcionando de forma sistemática no exame e avaliação de todas as etapas e elementos de um determinado trabalho, racionalizando toda a sequência de operações do trabalhador e implementando a correta execução de cada etapa do trabalho com segurança.
Ela é importante na identificação e antecipação de eventos indesejáveis e possíveis acidentes, possibilitando a implementação de medidas preventivas de segurança e de saúde do trabalhador, do usuário e de terceiros, do meio ambiente e até mesmo evitar danos aos equipamentos e interrupção dos procedimentos.
Uma técnica de análise de risco é uma ferramenta gráfica na qual um procedimento é analisado passo a passo, e cada passo ou fase pode ter um responsável. Com a análise, identificam-se os riscos correspondentes e como resultado é elaborada uma lista de controles necessários à neutralização de cada risco identificado.
Entre as principais técnicas da a análise de risco estão o APR – Análise Preliminar de Risco, a AMFE – Análise de modos de falha e efeitos e o HAZOP – Hazard and Operability Studies.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências:
NR 10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, [S. l.], 31 jul. 2019.
SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE: Nova NR10: aplicação prática.. [S. l.].
MANUAL de Auxílio na Interpretação e Aplicação da NR10: NR10 Comentada. Ministério do Trabalho e Emprego: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, 2010.
RAC: Trabalhos em Eletricidade – Sistema Elétrico de Potência – SEP. [S. l.].
GERENCIAMENTO de Riscos. [S. l.]: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2013.
ABNT. Norma Brasileira. NBR IEC 31010: Gestão de riscos – Técnicas para o processo de avaliação de riscos, [S. l.], 30 jun. 2021.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .