Causas Diretas e Indiretas de Acidentes Elétricos
Publicado por INBRAEP em 30 de maio de 2025
Você sabe a diferença entre as causas diretas e indiretas nos acidentes elétricos? A eletricidade está cada vez mais presente no cotidiano, sendo uma das ferramentas mais importantes da atualidade. Porém, os acidentes elétricos acompanham esse crescimento, podendo ocorrer tanto em ambiente doméstico como no ambiente de trabalho, principalmente com trabalhadores da área elétrica e construção civil.
Os acidentes elétricos podem estar relacionados a duas causas, as diretas e as indiretas, ambas podendo causar acidentes graves e potencialmente fatais.
As causas indiretas geralmente estão ligadas a fatores além das atitudes humanas, como descargas elétricas atmosféricas, explosões de equipamentos ou falhas no equipamento ou na camada de proteção.
As causas diretas estão relacionadas, muitas vezes, à negligência ou falta de cuidado, como o despreparo para exercer a atividade, a não utilização de EPI’s ou até a falta de sinalização adequada.
Os acidentes elétricos estão entre as principais causas de fatalidades na área da construção civil, podendo ocasionar incêndios e explosões. Para diminuir os riscos e evitar tais acidentes foi criada a NR-10, que traz as principais medidas de controle, sistemas de prevenção e orientações quanto à proteção individual e coletiva.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
1 – ALEC CONSULTORIA E PERICIA TRABALHISTA. Acidentes de trabalho com eletricidade: causas.
2 – MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2019.
3 – MUNIZ e SILVA, Alessandra Rodrigues e Rafael de Oliveira. Segurança em eletricidade. Rio Verde, [s. d.].
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .