NBR 14039 – Instalações Elétricas de Média Tensão, de 1,0kV a 36,2kV
Publicado por INBRAEP em 25 de março de 2025
Você sabe onde se aplica a NBR 14039?
A NBR 14039 é fundamental para garantir a segurança e eficiência em instalações elétricas de média tensão, sua aplicação assegura a conformidade com padrões técnicos, proteção de pessoas e equipamentos, e redução de riscos de acidentes, como curtos-circuitos e choques elétricos. Além disso, promove a confiabilidade do sistema elétrico, reduzindo falhas e interrupções no fornecimento de energia.
Como exemplos de instalações onde ela deve ser utilizada, pode-se citar:
- Hipermercados;
- Hospitais;
- Prédios residenciais;
- Indústrias de médio e grande porte;
- Shoppings centers, e outros similares.
A NBR 14039 abrange instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica, e se aplica em instalações alimentadas pela concessionária ou por fontes próprias de energia, em instalações novas ou em reformas e em instalações de caráter permanente ou temporário. Não dispensando o respeito aos regulamentos de órgãos públicos que a instalação precisa satisfazer.
O conteúdo desta norma consiste em exigências mínimas que devem ser obedecidas para evitar que deficiências nas instalações prejudiquem ou perturbem instalações vizinhas, causando danos a pessoas, animais e ao meio ambiente.
Vale observar que a ABNT separa a média tensão da alta tensão, definindo a média tensão entre as voltagens de 1,0kV a 36,2kV, sendo que esta definição entra na de alta tensão da NR-10, que define como alta tensão as voltagens superiores a 1,0kV.
Independente disso, a NBR 14039 normatiza as diretrizes para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, e o seu cumprimento garante a conformidade com a NR-10, que regulamenta os requisitos e condições mínimas de segurança obrigatórios na implementação de medidas de controle e sistemas preventivos em trabalhos que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas energizadas, ou seja, já em operação, e serviços que envolvam energia elétrica.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
1 – ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14039: Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36,2 kV. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 102 p.
2 – BRASIL – MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019. Brasília: 2019.
3 – DPM Eletricidade. Quais são as exigências da NBR 14039 – Instalações Elétricas de Média Tensão?. 19 mar. 2020.
4 – Clintec. ABNT NBR 14039 – Instalações Elétricas de Média Tensão: Guia Completo. 29 out. 2024.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .