Salvamento de Vítimas de Queda de Altura
Publicado por INBRAEP em 13 de setembro de 2024
Você sabe como funciona o salvamento de vítimas de quedas de altura? A queda de altura é um dos acidentes de trabalho mais graves e fatais, sendo um fator de risco mais presente em profissões com atividades que envolvem trabalhos em altura como bombeiros, pedreiros, eletricistas, entre outros.
A gravidade das lesões sofridas não dependem apenas da altura, mas também da posição que o corpo aterrissou, do estado da superfície de impacto, objetos ali encontrados, dentre outras condições adversas no local.
Entre as múltiplas lesões existentes, são mais comuns aquelas:
- Na cabeça, podendo ocorrer fratura craniana deprimida, hemorragia intracraniana (consistindo em sangramento dentro do cérebro), entre outras;
- No tórax, por exemplo, pode-se encontrar contusão pulmonar e vários outros ferimentos;
- Na coluna espinhal, os corpos vertebrais podem ser fraturados; e
- No abdômen normalmente ocorrem lesões nos intestinos.
Primeiros socorros de vítimas de queda de altura:
A primeira coisa a se fazer com uma vítima de queda de altura, é:
- Chamar imediatamente uma ambulância para transportar o paciente o mais rápido possível para um hospital mais próximo;
- Deve-se observar se a vítima está consciente ou inconsciente, caso esteja inconsciente, deve-se observar se está respirando, e se o coração está batendo devidamente. Caso a constatação seja negativa, deve-se realizar a reanimação cardiopulmonar se as condições da vítima assim permitirem;
- Se a vítima apresentar uma fratura evidentemente exposta, é preciso imobilizar o membro fraturado na posição em que esteja, utilizando tecidos ou tábuas. Havendo sangramento, deve-se fazer pressão sobre o local da hemorragia com um pano limpo, ou com luvas se possível.
É importante saber que antes de qualquer atendimento deve-se observar alguns aspectos que possam ajudar, como:
- Avaliar o local do acidente;
- Isolar e sinalizar a área para evitar aglomeração; e
- Avaliar o estado da vítima, como respiração, estado de consciência, hemorragia, temperatura do corpo, etc.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .