Resíduos Agrícolas
Publicado por INBRAEP em 17 de setembro de 2024
Você conhece as características da reutilização, descarte e reaproveitamento de resíduos agrícolas? Os resíduos agrícolas são provenientes das mais variadas atividades agrícolas e pecuárias, incluindo desde sobras de alimentos até embalagens de fertilizantes e agrotóxicos utilizados nas plantações.
O descarte incorreto desses resíduos podem trazer inúmeros riscos ao meio ambiente e às pessoas, sendo fator de contaminação de águas, do solo e do lençol freático, apresentando altos índices de toxicidade. Por conta disso são necessários tratamentos específicos para o descarte adequado.
Grande parte desses resíduos pode ser reciclada, principalmente os provenientes de materiais orgânicos de atividades rurais. Muitos podem ser reaproveitados em fertilizantes e combustíveis para geração de energia, contudo, o reaproveitamento por meio da compostagem para produção de adubo é o método de reutilização mais utilizado.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-25 sobre segurança e saúde no gerenciamento de resíduos industriais durante atividades de trabalho em indústrias. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento acerca dos principais tipos de resíduos industriais, seus principais impactos ao ecossistema e à saúde pública, assim como também conhecerá medidas de controle, tratamento, reaproveitamento e destinos adequados para cada classe de resíduo industrial. Assim, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança no trabalho para a prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-25.
Referências
1 – LIXO agrícola: o que é, riscos e como fazer o descarte correto. [S. l.], 23 abr. 2021.
2 – O QUE é lixo agrícola e os riscos do descarte irregular. [S. l.], 8 jan. 2015.
3 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 13968: Embalagem rígida vazia de agrotóxico – Procedimentos de Lavagem. Rio de Janeiro, 1997.
4 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14719: Embalagem rígida vazia de agrotóxico – Destinação final da embalagem lavada – Procedimento. Rio de Janeiro, 2001.
5 – LEI Nº 7.802 DE 11 DE JULHO DE 1989. Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989. Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização, de agrotóxicos, seus componentes, e afins, e dá outras providências. [S. l.], 12 jul. 1989.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .