Primeiros Socorros em casos de amputações
Publicado por INBRAEP em 22 de abril de 2021

Você sabe qual é a definição de uma lesão por amputação? Sabe quais as principais causas dessas lesões? Sabe quais são os sinais e sintomas? E quais seriam as possíveis condutas a serem consideradas diante dessas situações?
As amputações são definidas por serem processos traumáticos ou cirúrgicos que envolvem a separação de um ou mais membros do corpo. Elas podem ser caracterizadas também, por alguns sinais e sintomas específicos. Portanto, as condutas de emergência com vítimas de membros amputados devem ser seguidas cuidadosamente, levando em conta todas as circunstâncias que envolvem o acidentado.
Causas
Em relação às causas de amputações, elas estão ligadas principalmente aos acidentes por objetos cortantes ou por esmagamento, em situações como:
- Acidentes por objetos cortantes: Em uma amputação por objetos cortantes, podemos ter como exemplo um acidente de trabalho com máquinas; e
- Acidentes por esmagamento: No caso de amputações por esmagamento, podemos citar um acidente automobilístico.

Sinais e Sintomas
No caso das vítimas de amputações traumáticas, os sinais e sintomas da amputação variam de acordo com o nível de gravidade do acidente. Entretanto, em amputações traumáticas, pode-se destacar alguns sinais e sintomas comuns. Observe a seguir:
- A Evidente falta do membro;
- Dor no membro amputado, que também é conhecida como dor fantasma; e
- Sangramento excessivo, discreto ou ausente.

Primeiros socorros
É muito importante se atentar às condutas de emergência em acidentes com amputações traumáticas, é recomendado que seja avaliada todas as condições do acidente, além de ter consciência de que qualquer conduta precipitada pode gerar complicações para vítima. Portanto, acompanhe a seguir algumas condutas de emergência, como forma de prevenir maiores complicações a vítima de amputação traumática:
- Entrar em contato imediatamente com o Serviço Médico de Emergência, para que possa ser realizado transporte adequado da vítima até o hospital mais próximo;
- Enquanto o resgate não chega, é necessário ter calma e buscar tranquilizar a vítima;
- Caso o contato com o resgate de urgência esteja comprometido, provocando a demora do resgate, deve-se tentar controlar o sangramento da região amputada;
- Se for possível, cubra o ferimento com curativos secos;
- Caso não tenha curativos, cubra o ferimento com um pano limpo;
- Jamais esfregue a parte ferida;
- Se possível, limpe o membro amputado com soro fisiológico e coloque-o em um recipiente com gelo que não seja seco;
- Não coloque o membro diretamente no gelo, coloque-o antes dentro de um saco plástico limpo; e
- Caso não consiga contato com a equipe de emergência, a vítima deverá ser transportada até o hospital mais próximo.
Atenção: No caso de amputações traumáticas causadoras de grandes hemorragias, deve-se considerar fazer a compressão dos pontos arteriais. O uso dessa técnica de compressão pode prevenir maiores danos à vítima. Para mais informações sobre essa e outras técnicas, consulte o nosso módulo de “Hemorragias”.

O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2003.
LORENZO, Joan Mateu. Cómo debemos actuar ante una amputación traumática. Asepeyo, Mutua de Accidentes de Trabajo y Enfermedades Profesionales de la Seguridad Social nº 151, [s. l.], 2009.
CBMEG, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Manual operacional de bombeiros: resgate pré-hospitalar /. – Goiânia: – 2016.
SANTOS, Diogo de Oliveira Lopes Ferreira; ASSIS, Paulo Henrique Coelho de; GOUVEA, Rafael Mourão; MOURA, Ricardo Augusto Ramos; GONTIJO, Túlio Cesar da Silva; SILVA, Túlio Correa; COSTA, Valter Vilela da; LAGE, Victor Rugani; FREITAS, Otaviano; KLEINSORGE, Gustavo Henrique Dumont. Amputação traumática e lesões graves de membros superiores. Rev Med Minas Gerais, [s. l.], 2011.
ZEEFRIED, Claus Robert Protocolos de atendimento pré-hospitalar: suporte avançado à vida. / Claus Robert Zeefried. — Secretaria Municipal da Saúde – São Paulo, 2012.
CBMMG, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. INSTRUÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL Nº 23: Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar. Belo Horizonte, 2013.
ENFERMAGEM, Saúde. PRIMEIROS SOCORROS: Hemorragias. São Paulo, 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .