Ações para Melhoria das Atividades de Transporte, Levantamento e Descarga de Materiais
Publicado por INBRAEP em 14 de abril de 2021

Você conhece as ações adotadas para melhorar as atividades de Transporte, Levantamento e Descarga de Materiais?
- Pausas
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as pausas são concedidas para períodos de descanso para os trabalhos contínuos de mais de seis horas e devem ser utilizadas para as refeições e descanso. Já a NR-17, que trata da Ergonomia, afirma que nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores, devem ser incluídas pausas extras para o descanso.

Adequações do Ambiente de Trabalho
Durante as atividades de trabalho, diversas posturas podem ser adotadas. No entanto, isso só é possível se o posto de trabalho estiver projetado para permitir a alternância postural. Muitas vezes, projetos inadequados de máquinas, assentos ou bancadas de trabalho obrigam o trabalhador a usar posturas inadequadas. Se essas adequações forem mantidas por um longo tempo, podem provocar fortes dores localizadas naquele conjunto de músculos solicitados na conservação dessas posturas.
Um dos caminhos para encontrar soluções para as causas das perturbações corporais no trabalho é um estudo de ergonomia que busque eliminar do processo a atividade de transporte manual de cargas, a alta repetitividade, as posturas e gestos críticos. Sempre que possível, o transporte deve ser realizado com máquinas/equipamentos como empilhadeiras, carrinhos de transporte pneumáticos e/ou elétricos, podendo, também, conforme o tipo de material, ser transportado através de um sistema de esteira.
Programas de qualidade de vida

Os programas de qualidade de vida promovem a prática da atividade física, conscientizando os trabalhadores da importância da adoção de um estilo de vida ativo através dos ambientes e atividades adequadas, dentro e fora do ambiente de trabalho, reduzindo assim, os custos decorrentes de doenças e proporcionando ganhos para a saúde e qualidade de vida de seus colaboradores.
Fatores como amenização de dores e redução da fadiga causada pelo estresse no ambiente de trabalho, bem como a busca da qualidade de vida, são evidenciados pela implantação de programas de ginástica, que tem como um de seus benefícios a promoção de adaptações fisiológicas, físicas e psíquica, alcançadas por meio de exercícios dirigidos elaborados para este fim.
Por fim, podemos ressaltar que os benefícios da prática de atividade física regular e orientada são diversos, como a preservação da saúde da coluna, fortalecimento de musculatura estabilizadora e desenvolvimento de força e resistência muscular, capazes de proteger de lesões os trabalhadores de movimentação manual de cargas.

O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referências
CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas – Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977.
BRASIL, NR 17 – Ergonomia, Portaria n.º 876, de 24 de outubro de 2018.
RENNER, J. Prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Boletim da saúde, vol. 19, n.1, 2005.
KALLAS, D. Guia brasileiro de práticas corporais e qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Associação Brasileira de treinamento e desenvolvimento, 2006.
LIMA, V. Ginástica laboral- atividade física no ambiente de trabalho. 3ª edição, São Paulo: Phorte, 2007.
MENDES, R & LEITE, N. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. 3ª ed. Barueri: Manole, 2012.7 – NAHAS, M. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e estudos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina. Midiograf: 2001.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .