Postes
Publicado por INBRAEP em 28 de abril de 2022
Você sabe quais são as características dos postes de Redes de Distribuição? Há muitos anos que os postes fazem parte da paisagem das ruas e avenidas das cidades, além de serem bastante comuns também nas zonas rurais. Normalmente, os tipos de postes mais utilizados nestas regiões são os de concreto ou de madeira, possuindo algumas particularidades:
Postes de Concreto
Segundo a parte um da NBR 8451, os postes de concreto são definidos como elemento estrutural pré-fabricado de concreto armado ou protendido, sendo classificados em três funções principais, que são:
- Formato
- Comprimento nominal
- Carga nominal
Em relação aos tipos de postes de concreto, geralmente, os mais utilizados pelas concessionárias são os de seção do tipo duplo T ou circular, eles possuem uma grande durabilidade e não têm necessidade de manutenção constante.
Postes de Madeira
No caso dos postes de madeira eles são definidos pelas normas técnicas como peças de madeira, de eixo retilíneo, sem emendas, adequada para construir uma coluna esbelta, engastada (assentada) verticalmente no solo e destinada a suportar redes e linhas aéreas.
Esse tipo de poste é bem comum na estruturação das redes de distribuição no Brasil, sendo a maioria deles produzidos a partir da madeira do gênero eucalipto. Sendo assim, esse tipo de poste fica responsável por sustentar as linhas de energia de determinados lugares, seguindo as especificações técnicas necessárias de cada empresa distribuidora.
Outra questão importante relacionada aos postes de madeira é seu custo e benefício, que apesar de serem bem mais em conta do que os postes de concreto, acabam tendo uma durabilidade menor. Por causa deste fato, é comum vê-los mais nas regiões rurais onde eles não sofrem tanto com a degradação por agentes físicos, químicos, mecânicos e biológicos, como nos centros urbanos.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Redes de Distribuição. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes procedimentos envolvendo as redes, tipos de riscos aos quais poderá estar exposto, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de Redes de Distribuição.
Referências
1 – ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 8451-1. Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica. Parte 1 – Requisitos. Brasil, 2020.
2 – ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 16202. Postes de Eucalipto Preservado para Redes de Distribuição de Energia Elétrica – Requisitos. Brasil, 2013.
3 – LIMA, Moisés Gomes de. CONSTRUÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia , Cedro/CE, 2011.
4 – RODRIGUES, Ana Rita. PROJETO DE TORRES METÁLICAS DE SUPORTE DE CABOS DE ENERGIA ELÉTRICA 17 / 121: Aplicação da parte 3-1 Eurocódigo 3. MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL RAMO ESTRUTURAS: Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto/Portugal, 2015.
5 – SCHNEID, Eduardo. Caracterização de Postes de Madeira Para Uso na Rede Elétrica. Dissertação de Mestrado: Universidade de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS, 2013.
6 – CARVALHO, Mariana Pestana. Concreto armado e protendido têm diferentes propriedades e aplicações. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2016.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .