Os procedimentos básicos de emergência em caso de incêndio
Publicado por INBRAEP em 14 de setembro de 2021
Você sabe quais são os procedimentos básicos de emergência em casos de incêndio? A NBR 15219 descreve uma ordem lógica de procedimentos, que são:
Alerta
Identificada uma situação de emergência, qualquer pessoa pode alertar os ocupantes. Este alerta pode ser executado automaticamente em edificações que possuem sistema de detecção de incêndio.
Análise da Situação
Após o alerta, deve ser analisada a situação, desde o início até o final da emergência, e desencadeados os procedimentos necessários de acordo com os recursos materiais e humanos disponíveis no local.
Comunicação Interna e Externa
Nas plantas em que houver mais de um pavimento, setor, bloco ou edificação, deve ser estabelecido previamente um sistema de comunicação entre os brigadistas e as equipes de emergências da planta, a fim de facilitar as operações durante a ocorrência de uma situação real ou simulado de emergência.
Plano de Abandono
Os brigadistas se reunirão no ponto de encontro. Neste momento, o Chefe da Brigada já avaliou a situação e determinará o abandono geral ou não.
Ponto de Encontro
É dividido em ponto de encontro de abandono da área e ponto de encontro da equipe de emergência.
Primeiros socorros
Prestar os primeiros socorros às possíveis vítimas, mantendo ou restabelecendo suas funções vitais, até que se obtenha o socorro especializado.
Corte de energia
Eliminar os riscos por meio de corte das fontes de energia e o fechamento das válvulas das tubulações, da área atingida ou geral, quando possível e necessário.
Isolamento da área
Isolar fisicamente a área atingida, de modo a garantir os trabalhos de emergência e evitar que pessoas não autorizadas adentrem ao local.
Confinamento e combate ao incêndio:
Confinar o incêndio de modo a evitar a sua propagação e consequências. Proceder o combate ao incêndio, quando possível, até a extinção do incêndio, restabelecendo a normalidade.
Investigação:
Levantar as possíveis causas do sinistro e os demais procedimentos adotados, com o objetivo de propor medidas preventivas e corretivas para evitar a sua repetição.
Divulgação e treinamento
O Plano de Emergência contra Incêndio deve ser amplamente divulgado aos ocupantes da edificação, de forma a garantir que todos tenham conhecimento dos procedimentos a serem executados em caso de emergência.
Recomendações gerais para a população da planta
Devem ser previamente divulgadas as seguintes recomendações para os casos de abandono de área ou edificação:
- Acatar as orientações dos brigadistas;
- Manter a calma;
- Caminhar em ordem, sem atropelos;
- Permanecer em silêncio;
- Havendo pessoas em pânico, se possível, acalmá-las, e avisar a um brigadista;
- Não voltar para apanhar objetos;
- Ao sair de um lugar, fechar as portas e janelas sem trancá-las;
- Não se afastar das outras pessoas e não parar nos andares;
- Levar consigo os visitantes que estiverem em seu local de trabalho;
- Ao sentir cheiro de gás, não acender ou apagar luzes;
- Deixar a rua e as entradas livres para a ação dos bombeiros e do pessoal de socorro médico;
- Encaminhar-se ao ponto de encontro e aguardar novas instruções.
- Não utilizar o elevador, salvo por orientação da brigada de emergências;
- Desça até o nível da rua, não suba, salvo por orientação da brigada de emergências;
- Ao utilizar as escadas, deparando-se com equipes de emergência, dê passagem pelo lado interno da escada.
- Evitar retirar as roupas;
- Se pegar fogo em suas roupas, parar, deitar e rolar no chão até apagar;
- Antes de abrir uma porta, verificar se ela não está quente; se estiver quente, não abrir;
- Se ficar preso em algum ambiente, aproximar-se de aberturas externas e tentar de alguma maneira informar a sua localização;
- Evitar subir para pavimentos mais altos, sempre que possível, é recomendado descer os andares;
- Não saltar da edificação.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15219:2020 Plano de emergência contra incêndio — Requisitos e procedimentos. Rio de Janeiro, 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros de São Paulo. ABANDONO DE EDIFICAÇÕES. [S. l.], 2020.
SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA. POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO / Corpo de Bombeiros. INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16/2018: Plano de Emergência. [S. l.], 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .