Os principais riscos nos espaços confinados
Publicado por INBRAEP em 16 de fevereiro de 2022
Você sabe quais são os principais riscos possíveis de serem encontrados nos espaços confinados? Em espaços confinados, os riscos existentes ou gerados pela atividade são potencializados pela sua configuração, dificultando a movimentação e trabalho no seu interior, além de conter ventilação natural deficiente ou inexistente e aberturas para entrada e saída restritas ou limitadas. Deste modo, é importante que todos esses fatores sejam avaliados detalhadamente, levando-se em conta o efeito de um sobre o outro. Nesse sentido, a NR-33 alerta sobre proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos:
Riscos Físicos
O ruído, calor, radiações não ionizantes e umidade são encontrados com frequência nos espaços confinados.
Riscos Químicos
A presença de contaminantes e a deficiência de oxigênio (O2) podem provocar a intoxicação, asfixia simples ou química e, eventualmente, a morte dos trabalhadores.
Riscos Biológicos
Espaços confinados possuem condições propícias para a proliferação de micro-organismos e algumas espécies de animais, em virtude da alta umidade, iluminação deficiente, água estagnada e presença de nutrientes.
Animais como ratos, morcegos, pombos e outros que possuem acesso fácil a espaços confinados, e os utilizam como abrigo contra seus predadores, são vetores de doenças transmissíveis ou hospedeiros intermediários. Cobras, insetos e outros artrópodes podem provocar intoxicações e doenças. E as poeiras presentes nos espaços confinados podem conter material biológico potencialmente patogênico, pela presença de excrementos, urina, saliva e demais fluidos orgânicos provenientes desses animais. Além disso, vírus, bactérias e fungos podem provocar doenças.
Riscos Ergonômicos
O acesso e a movimentação no espaço confinado são muitas vezes difíceis em razão do tamanho das aberturas de entrada e da sua geometria. A iluminação é geralmente deficiente e algumas atividades exigem esforços excessivos e posturas desconfortáveis.
Riscos mecânicos
Incluem-se alguns exemplos como: trabalho em altura, instalações elétricas inadequadas, contato com superfícies aquecidas, maquinário sem proteção, impacto de ferramentas e materiais, inundação, superfícies inclinadas, desabamento e formação de atmosfera explosiva. Podendo causar quedas, choques elétricos, queimaduras, aprisionamento e lesão em membro ou outra parte do corpo, afogamento, engolfamento, asfixia, incêndio e explosão.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança que garantam a entrada, o trabalho e a saída segura dos trabalhadores nos espaços confinados através da implantação de medidas de proteção, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-33.
Referências
MTE, Ministério do Trabalho e Emprego. Guia técnico da NR-33. SIT/DSST/CGNOR. Brasília, 2013.
NR-33, Norma Regulamentadora nº 33. Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .