O que são especificações técnicas?
Publicado por INBRAEP em 24 de março de 2021
Você conhece a função das especificações técnicas? As especificações técnicas são documentos que fazem a descrição completa, ordenada e o mais precisa possível de características e itens como os materiais e procedimentos de execução a serem adotados em uma construção, instalação etc. Numa especificação, é preciso focar na determinação precisa de características, de forma que não haja margem para variações. Caso haja uma margem de erro, os limites dela devem estar bem fixados no documento.
Para se ter uma ideia do que consta em uma especificação técnica, vamos pensar, por exemplo, numa construção, em que é necessário especificar a forma de execução da cerâmica de piso. Na especificação constariam informações como o tipo de cerâmica, marca, tamanho, cor, forma de assentamento, traço da argamassa etc.
É importante que essas informações estejam bem claras no documento, pois, como há diversas informações a serem gerenciadas ao longo de uma obra, é muito fácil que haja confusão, esquecimento ou modificação de critérios, principalmente se houver um grande número de profissionais envolvidos. As especificações técnicas podem ser divididas em três partes:
- Generalidades – Nesta parte é colocado o objetivo, a identificação da obra, seu regime de execução, fiscalização, recebimento da obra, modificações de projeto e classificação dos serviços.
- Especificação dos materiais – Esta parte pode ser escrita tanto de forma genérica, que é aplicável a qualquer obra, quanto específica, que relaciona apenas os materiais a serem usados na obra em questão.
- Discriminação dos serviços – Aqui se especifica o modo de execução dos serviços, indicando características como os traços de argamassa, os métodos de assentamento, a maneira que as peças devem ser cortadas etc.
No momento de redigir uma especificação técnica, é preciso se atentar a alguns princípios de redação, com o objetivo de tornar o texto claro e objetivo. As exigências são as normais para qualquer texto técnico, por exemplo:
- O texto deve ser bem escrito, na norma padrão da Língua Portuguesa;
- Deve ser usado papel de tamanho A4;
- O texto deve ser formatado e sem rasuras;
- Caso seja preciso traduzir o documento para outra língua, como inglês ou espanhol, isso deve ser feito com muito cuidado, devido ao vocabulário técnico; e
- A numeração e classificação dos materiais e serviços deve ser clara e bem determinada, de modo a evitar confusões.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade nas atividades e extinção de possíveis riscos no ambiente de trabalho. Para mais informações, acesse o curso da CIPA.
Referências
CONSTRUFACILRJ. Documentos de Obras: Especificações Técnicas. ConstruFacilRJ, 2020.
RENERUGGERI, Engenharia e Consultoria. Especificação e Descrição. Renê Ruggeri, 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .