Medidas de Prevenção nos Trabalhos de Telemarketing/Teleatendimento
Publicado por INBRAEP em 20 de agosto de 2024
Você sabe quais as medidas de prevenção que devem ser adotadas no trabalho de telemarketing? Durante seu trabalho, o operador de telemarketing pode estar exposto a alguns riscos. Por isso o ideal é que sejam adotados meios que possam melhor acomodar os funcionários no ambiente de trabalho, os tornando dispostos e seguros em sua função.
Sabendo disso, a NR-17, que trata sobre a ergonomia, estabelece as diretrizes para a atividade de teleatendimento e telemarketing, visando proporcionar sempre conforto e eficiência aos profissionais no ambiente de trabalho. Sobre essa atividade, é necessário destacar alguns pontos que podem ser observados para melhorar a condição de trabalho, como os seguintes:
Mesa de trabalho
Nela é necessário ter espaço para escrita, pois o atendimento vai além de utilizar o headset (fone de ouvido com microfone acoplado) e o gravador.
Cadeira
É um dos principais fatores para que o colaborador se sinta confortável. Deve ter base estofada, com encosto ajustável e que possibilite conforto para os pés e pernas, devendo ser possível se esticar. Caso não seja possível encostar os pés ao chão, deverá ter apoio para os pés.
Equipamentos
O headset deve ser de uso único por operador, com ajuste individual na intensidade sonora, higienização e possuir um sistema de proteção contra choques acústicos e ruídos de alta intensidade. O monitor precisa ser posicionado na frente do operador, tendo o teclado e mouse na mesma superfície da mesa, para que não gere movimentações desnecessárias.
Ambiente Geral do Trabalho
Deve haver uma boa ventilação e climatização, evitando desconfortos térmicos. Além disso, como a atuação de um operador de telemarketing necessita bastante da audição e fala, o local deve ter o mínimo possível de ruídos, por isso é recomendado o uso de isolamento acústico ou abafador entre as cabines, diminuindo os ruídos para quem estiver ao lado ou a frente da cabine.
Organização do Trabalho
É um dos temas mais importantes no telemarketing, pois, caso o operador não tenha disciplina ou oportunidade para descansar, isso pode desencadear diversos problemas, como estresse e sensibilidade na musculatura por conta dos movimentos repetitivos. Essas pausas devem ser concedidas em dois períodos de 10 minutos contínuos, após os primeiros e antes dos últimos 60 minutos de trabalho.
É necessário elaborar uma escala semanal de atividades para distribuí-las ao longo da semana e respeitar as 6 horas diárias e 36 horas semanais de serviço, conforme previsto no regimento da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.
Existem outras formas de prevenção a respeito do trabalho de teleatendimento e telemarketing abordadas na NR-17.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de doenças ocupacionais que irão garantir sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .