Eventos que Reafirmam como a Negligência Afeta a Segurança no Trabalho
Publicado por INBRAEP em 12 de abril de 2024
O mês de abril é usado para lembrar da importância da prevenção às doenças e, principalmente, acidentes de trabalho. Para ressaltar a importância do tema, iremos relembrar alguns casos de falhas humanas que resultaram em verdadeiras catástrofes que poderiam ter sido evitadas se tivessem sido tomadas medidas de segurança preventivas.
Incêndio na Boate Kiss
Durante uma festa de universitários na boate Kiss, em Santa Maria (RS), um incêndio iniciado perto do palco provocou correria e pânico, a única saída de emergência não foi suficiente e muitos jovens não encontraram a saída. A fumaça rapidamente tomou conta de tudo, várias pessoas correram para o banheiro da boate, acreditando ser a saída de emergência, o que fez com que eles ficassem presos no local por conta do tumulto. Mais de 240 pessoas morreram por asfixia pela fumaça tóxica.
A tragédia poderia ter sido evitada se a empresa responsável pelo local tivesse se atentado às normas de segurança, adotando medidas preventivas de seguranças. Nesse caso em especial, se o local tivesse controle de fumaça e de revestimentos adequados, mais saídas de emergência, hidrantes, uma placa visível com informações sobre lotação, a previsão de mais extintores, análise de riscos, o desfecho dessa tragédia, poderia ter sido diferente e evitado a morte de tantos jovens.
Bhopal – O Pior Acidente Químico do Mundo
Na noite entre dois e três de dezembro de 1984, cerca de 40 toneladas de metil isocianato e outros gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia. Foi o pior desastre químico da história. Estima-se que entre 3,5 e 7,5 mil pessoas morreram em decorrência da exposição direta aos gases, mas o número exato continua incerto, algumas fontes citam mais de 22 mil mortes ao decorrer dos anos seguintes.
Infelizmente, a noite do desastre foi apenas o início de uma tragédia, cujos efeitos se estendem até hoje. A Union Carbide, que possuía a fábrica de agrotóxicos na época do vazamento dos gases, abandonou a área, deixando para trás uma grande quantidade de venenos perigosos. Os moradores de Bhopal ficaram com fornecimento de água contaminada e um legado tóxico que ainda hoje causa prejuízos.
A tragédia de Bhopal, ocorrida em 1984, é um lembrete sombrio da necessidade vital de regulamentações rigorosas e práticas de segurança eficazes na indústria química. O desastre não só ceifou milhares de vidas mas também deixou um legado de sofrimento e danos ambientais que perduram por gerações. Serve como um alerta para o mundo sobre as consequências devastadoras que a negligência e a falta de responsabilidade podem acarretar, enfatizando a importância de vigilância contínua e compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades e do meio ambiente.
Acidente Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia
O acidente da Usina V. I. Lenin, em Chernobyl , aconteceu na madrugada de 26 de abril de 1986. Tudo ocorreu durante um teste de segurança no reator 4 que, por falha humana, explodiu e matou dois trabalhadores. A explosão resultou em um incêndio que liberou um dos maiores materiais radioativos na atmosfera: elementos gasosos, como o xenônio-133.
A radiação lançada no ar foi tão forte que outros países acabaram sendo contaminados, como Polônia, Áustria, Suécia, Bielorrúsia, e até mesmo o Reino Unido e o Canadá. Até hoje não se sabe ao certo quantas pessoas morreram por conta do acidente, mas estudos apontam que, mesmo ao passar dos anos, milhares de vítimas foram acometidas pela radiação tóxica.
Posteriormente, além da falha dos colaboradores que descumpriram diversos itens dos protocolos de segurança, foi apontado que os reatores RBMK (usados em Chernobyl e em outras usinas soviéticas) tinham um grave erro no seu projeto, que permitiu que o acidente acontecesse.
O governo soviético considerou seis pessoas culpadas pelo acidente, mas somente três foram condenadas à prisão, sendo 10 anos de reclusão para Viktor Bryukhanov, Nikolai Fomin e Anatoly Dyatlov.
Desde a tragédia, a usina está desativada. O acidente, considerado o maior desastre nuclear da história mundial, foi tão grave e impactante que também resultou no fim da União Soviética, uma vez que Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram as mais atingidas pelo desastre e pela crise econômica que já pairava sobre a população desde a década de 1970.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui cursos profissionais que se baseiam nas Normas Regulamentadoras, fornecendo ao profissional conhecimentos sobre situações específicas que irão exigir determinadas ações com o intuito de garantir a eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em situações de urgências. Para mais informações, acesse a página de cursos.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .