Entenda o Que é o Câncer de Mama
Publicado por INBRAEP em 25 de outubro de 2024
Entenda o que é o Câncer de Mama
Você sabe o que é o câncer de mama? Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, celebrado anualmente em outubro. O objetivo é compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce e apoiar as pessoas afetadas pelo câncer de mama. Neste contexto, é essencial entender o que é o câncer de mama, suas causas, sintomas, tipos, diagnóstico e tratamento.
O que é Câncer de Mama?
O câncer de mama é uma doença que se forma nas células dos seios. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, mas também pode afetar homens, embora seja raro. A doença ocorre quando as células da mama começam a crescer de forma descontrolada, formando um tumor que pode ser benigno (não cancerígeno) ou maligno (cancerígeno).
O que Causa o Câncer de Mama?
Os principais fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar de câncer de mama, fatores hormonais, ambientais e genéticos.
Sintomas do Câncer de Mama
Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais. Os sintomas mais comuns incluem:
- Nódulo fixo e indolor na mama;
- Pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja;
- Alterações no mamilo;
- Pequenos nódulos nas axilas ou pescoço;
- Saída anormal de líquido das mamas.
Esses sinais devem ser investigados, embora possam estar relacionados a condições benignas.
Tipos Mais Comuns de Câncer de Mama
- Carcinoma ductal: O tipo mais comum, ocorre nos ductos mamários.
- Carcinoma lobular: Afeta os lóbulos mamários.
- Tecidos conjuntivos: Inicia-se nos músculos, gordura e vasos sanguíneos da mama.
Outros tipos incluem câncer de mama inflamatório, doença de Paget, tumor filoide, angiossarcoma e câncer de mama masculino.
Diagnóstico
A mamografia é fundamental para a detecção precoce, seguida de biópsia para confirmação. A junção dos dados coletados nos exames de imagem e na biópsia são a base para o médico confirmar a existência do câncer de mama.
Tratamento do Câncer de Mama
O tratamento varia conforme as características do tumor e do paciente, podendo incluir:
- Tratamento local: Cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária)
- Tratamento sistêmico: Quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica
Diagnósticos precoces aumentam as chances de cura. Dependendo da agressividade do câncer, o tratamento pode ter como objetivo prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
Em alguns casos, a terapia de reposição hormonal (TRH) pode ser indicada, mas deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui cursos profissionais que se baseiam nas Normas Regulamentadoras, fornecendo ao profissional conhecimentos sobre situações específicas que irão exigir determinadas ações com o intuito de garantir a eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em situações de urgências. Para mais informações, acesse a página de cursos.
Referência
Einstein. Guia de Doenças e Sintomas: Câncer de Mama. Acesso em :04 out. de 2024
Pastoral da Criança. Câncer de Mama: Vamos Falar Sobre Isso?. Acesso em :04 out. de 2024
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .