Descarte Responsável
Publicado por INBRAEP em 30 de agosto de 2024
Você sabe como deve ocorrer o descarte responsável de resíduos industriais? O ponto de partida para a realização do descarte de resíduos industriais é a sua classificação, seguindo o estipulado na NBR 10.004, a Classe I, ou perigosos, são aqueles que apresentam riscos tanto aos seres humanos quanto ao meio ambiente, já a Classe II, ou não perigosos, são divididos em inertes ou não inertes.
Os inertes são aqueles que não apresentam a característica de serem solúveis em água, geralmente não apresentam quaisquer riscos ao ser humano e ao meio ambiente, podendo em determinados casos serem reciclados e reutilizados.
Enquanto os não inertes, apresentam a característica de serem solúveis em água e tem propriedades de combustão, em alguns casos ainda são biodegradáveis, apresentando um risco ou perigo muito baixo ao meio ambiente.
A partir da classificação dos resíduos em suas determinadas classes, o processo de descarte adequado deve ser implementado, seguindo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei 12.305, que instituiu a política nacional de resíduos industriais, tratando das medidas necessárias para a realização do descarte adequado dos mais diversos tipos de resíduos, sendo necessário observar as legislações estaduais e municipais, garantindo o devido cumprimento legal no descarte.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-25 sobre segurança e saúde no gerenciamento de resíduos industriais durante atividades de trabalho em indústrias. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento acerca dos principais tipos de resíduos industriais, seus principais impactos ao ecossistema e à saúde pública, assim como também conhecerá medidas de controle, tratamento, reaproveitamento e destinos adequados para cada classe de resíduo industrial. Assim, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança no trabalho para a prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-25.
Referências
- LEI Nº 12.305 DE 02 DE AGOSTO DE 2010. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; Altera a Lei Nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998; E dá outras providências. [S. l.], 3 ago. 2010.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (Brasília/DF). Secretaria de Qualidade Ambiental. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. [S. l.], 2022.
- RESÍDUOS industriais: o que são e como fazer o descarte correto: O que fazer com os resíduos gerados na indústria. [S. l.], 12 mar. 2020.
- Como fazer o descarte correto de rejeitos industriais? [S. l.], 9 set. 2021.
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 14001: Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2015.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .