Definição da Ergonomia
Publicado por INBRAEP em 6 de outubro de 2022
Você sabe qual o objetivo da Ergonomia? Desde a sua origem, a ergonomia tem como objetivo a adaptação do trabalho, dos ambientes e das máquinas ao homem. No entanto, o intuito da ergonomia deve ser o desenvolvimento, que inclui o dos indivíduos por meio da implementação de situações de ação que favoreçam o sucesso e a aquisição ou a construção do saber – fazer, de conhecimentos e de competências.
Já o desenvolvimento das organizações deve ser por meio da integração nas próprias formações de processos reflexivos, abertos às capacidades de inovação dos próprios operadores. O desafio para o ergonomista é desenvolver o potencial capacitante das organizações para que elas contribuam simultaneamente e de modo permanente para a melhoria do bem-estar dos trabalhadores, para o desenvolvimento das competências e para a melhoria do desempenho.
A NR-17 é a Norma que trata da Ergonomia e tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Conforme a Norma, as condições de trabalho incluem aspectos relacionados:
- Ao levantamento, transporte e descarga de materiais;
- Ao mobiliário do trabalho;
- Aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho; e
- À organização do trabalho.
Sendo assim, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo abordar, no mínimo, as condições de trabalho.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de doenças ocupacionais que irão garantir sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referências
1 – Ergonomia Construtiva [livro eletrônico]/ organizado por Pierre Falzon; tradução de Laerte Sznelwar. São Paulo Blucher, 2018. 344p.
2 – BRASIL, NR 17 – Ergonomia, Portaria n.º 876, de 24 de outubro de 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .