Aspectos psicossociais para operadores de checkout
Publicado por INBRAEP em 22 de setembro de 2022
Quais são os aspectos psicossociais para os operadores de checkout? E como eles são importantes na rotina dos operadores? Os aspectos psicossociais estão ligados diretamente ao desempenho do operador de checkout. Como em qualquer área, um trabalhador saudável produz mais, é pró-ativo e está otimista em relação aos desafios que enfrenta no cotidiano.
A norma considera importante que o colaborador, por exemplo, tenha escrito no crachá de identificação o nome ou sobrenome que mais se sente familiarizado e também que não seja exposto a nenhum tipo de vestimenta, propagandas e maquiagens que possam constrangê-lo.
Sabendo disso, o empregador deve entender que observar essas medidas ajuda no comprometimento dos operadores e desconsiderá-las pode acarretar fatores de risco para o desenvolvimento da empresa.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabelece que os fatores psicossociais são as interações entre ambiente, conteúdo, condições de trabalho, necessidade, habilidades, capacidades do trabalhador e elementos pessoais. Esses elementos, caso não sejam observados, podem influenciar na saúde física e mental, além do desempenho e satisfação no trabalho.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de doenças ocupacionais que irão garantir sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referências
1- BRASIL. NR-17, Trabalho de Operadores de Checkout. Portaria MTP n.º 423, de 07 de outubro de 2021.
2- Marco Antonio Silveira (organizador principal); Laerte I. Sznelwar; Leticia S. Kikuchi; Maria Maeno (organizadores), Inovação para Desenvolvimento de Organizações Sustentáveis: Trabalho, Fatores Psicossociais e Ambiente Saudável; Organização de Marco Antonio Silveira; Laerte I. Sznelwar; Leticia S. Kikuchi; Maria Maeno – Campinas, SP: CTI (Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer”), 2013.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Checkout, Ergonomia, NR-17, Psicossociais.