Aspectos Psicossociais
Publicado por INBRAEP em 18 de fevereiro de 2026
Você sabe o que são fatores psicológicos e sociais? Aspectos psicossociais são fatores psicológicos e sociais interligados que acabam influenciando a vida de uma pessoa, podendo moldar sua identidade e percepção da realidade. Esses fatores ajudam a entender como os indivíduos interagem com seu ambiente social e como essas interações afetam sua saúde mental e física.
Portanto, para entender melhor os aspectos psicossociais e sua influência na vida das pessoas, é importante analisar o que são fatores psicológicos e sociais separadamente, e então entender a maneira como eles se relacionam.
Fatores Psicológicos
São fatores mentais que influenciam o comportamento, a personalidade, as decisões e o bem-estar de uma pessoa. Exemplos de fatores psicológicos são:
Emoções
São respostas a estímulos internos ou externos que influenciam pensamentos, comportamentos e reações físicas, tendo influência em processos de adaptação, na tomada de decisões, na comunicação social, entre outras questões.
Em geral, as emoções são fatores fundamentais no bem-estar psicológico e até mesmo físico, pois dificuldades no controle emocional podem contribuir para transtornos como ansiedade e depressão.
Habilidades e Competências Cognitivas
As habilidades surgem a partir das competências adquiridas por uma pessoa e refletem na capacidade prática de executar tarefas. Elas se desenvolvem e se aprimoram por meio da prática, da experiência e da aplicação do conhecimento.
Pode-se entender que as habilidades cognitivas são capacidades mais específicas e isoladas que envolvem o processamento de informações, como boa memorização, raciocínio e linguagem, entre outras questões.
Já as competências cognitivas geralmente são conjuntos integrados de habilidades, conhecimentos e atitudes, como raciocínio lógico e matemático, pensamento crítico e analítico, etc.
Autoconhecimento
É um processo contínuo de reflexão sobre si mesmo, que permite identificar emoções, compreender pensamentos, reconhecer motivações, avaliar habilidades e definir valores e objetivos, auxiliando no desenvolvimento pessoal e na tomada de decisões.
Portanto, o autoconhecimento fortalece diversos aspectos da vida de uma pessoa, como o aprimoramento da inteligência emocional, já que auxilia na capacidade de lidar com desafios e gerenciar sentimentos.
Fatores Sociais
Normalmente, quando falamos em fatores sociais na vida de uma pessoa, estamos nos referindo à interações, relações e influências que ocorrem entre a pessoa e o ambiente social no qual ela está inserida.
Esses fatores abrangem desde as relações interpessoais mais próximas (como família e amigos) até as interações com instituições, culturas e comunidades diversas, ou seja, fatores sociais refletem no bem-estar e na formação de personalidade.
No geral, os fatores sociais são bem amplos e fundamentais para o desenvolvimento humano, pois os seres humanos são, por natureza, seres sociais.

O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional que se baseia na NR-01, fornecendo ao profissional conhecimentos sobre as disposições gerais, campo de aplicação, os termos e definições comuns às Normas Regulamentadoras – NR’s, relativas à segurança e saúde no trabalho. Além de trazer os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho – SST. Para mais informações, acesse o curso de NR-01.
Referências
1 – SISTEMA ESO. Article Headline.
2 – BERNARDES, M. et al. Aspectos Psicossociais em Saúde Interseccionalidade e Aportes a Assistência.
3 – Tua Saúde. Emoções: o que são, principais tipos (e como identificar).
4 – PENNA, Carla. O campo dos afetos: fontes de sofrimento, fontes de reconhecimento. Dimensões pessoais e coletivas. Cad. Psicanál. (CPRJ), Rio de Janeiro, jul./dez. 2017.
5 – PRIMI, Ricardo; SANTOS, Acácia A. Angeli dos; VENDRAMINI, Claudette Medeiros; TAXA, Fernanda; MULLER, Franz August; LUKJANENKO, Maria de Fátima; SAMPAIO, Isabel Silva. Título do trabalho em negrito. Local: Editora, Ano. Competências e Habilidades Cognitivas: Diferentes Definições dos Mesmos Construtos. Universidade São Francisco. 2001.
6 – DA, A.; SOUZA, S.; ABREU-RODRIGUES, J. Autoconhecimento: Contribuições da Pesquisa Básica. Psicologia em Estudo, Maringá, 2007.
7 – UNITINS. O processo de socialização: Indivíduo, Sociedade e Cultura.
8 – CECÍLIA, M.; DE GÓES, R. A formação do indivíduo nas relações sociais: Contribuições teóricas de Lev Vigotski e Pierre Janet.
9 – Ministério do Trabalho e Emprego, MTE. NR-01 – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais. Portaria MTE n.º 344, de 21 de março de 2024 22/03/24.
10 – Ministério do Trabalho e Emprego. NR 17 – ERGONOMIA. Portaria MTP n.º 4.219, de 20 de dezembro de 2022 22/12/22.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .














