Secadores de alimentos
Publicado por INBRAEP em 23 de agosto de 2024
Você sabe o que são secadores de alimentos? O método de secagem é uma das fases de pré-processamento dos produtos agrícolas, como milho, café ou soja. Essa atividade remove uma parte da água que pode conter neles. Esse processo, transmite calor e umidade entre o produto e o ar de secagem. O alimento que passar pelo processo de secagem deve ter sua umidade semelhante ao ar presente no local que ele será guardado, além de ter sido mantida a sua aparência e capacidade nutritiva. Os métodos de secagem são divididos entre:
Secagem natural
A secagem natural de alimentos geralmente utiliza bandejas para fazer a desidratação e redes para proteger contra os insetos. Porém, essas redes protetoras não precisam ser utilizadas em todas as secagens, somente para alimentos como: frutas, hortaliças, ervas e carnes.
Secagem artificial
A secagem artificial requer alguns equipamentos onde os produtos são colocados e desidratados por um determinado tempo, essa secagem é controlada pelo operador que irá acelerar e melhorar o processo, ou seja, a ventilação é forçada e pode ser, por exemplo, a vapor, que é um dos métodos mais seguros e eficientes.1-2
Cada um desses equipamentos possui diferentes características de operação, e por isso é recomendado que a seleção de qual método ou equipamento utilizar, seja feita por um engenheiro especializado no assunto ou através de um sistema que considere os equipamentos disponíveis no mercado e os critérios principais no processo de seleção, bem como os prós e contras associados a cada um.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança que garantam a entrada, o trabalho e a saída segura dos trabalhadores nos espaços confinados através da implantação de medidas de proteção, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-33.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .