Medidas de Tratamento, Reaproveitamento e Destinos adequados para Resíduos Industriais Sólidos
Publicado por INBRAEP em 16 de julho de 2024
Você sabe quais as medidas de tratamento, reaproveitamento e destino adequado para resíduos industriais sólidos? Conhecendo os resíduos industriais sólidos e suas principais consequências ao ecossistema e à saúde pública, é importante conhecer as principais medidas de tratamentos, reaproveitamento e destinos adequados para reduzir os impactos causados pelo descarte inadequado desses resíduos.
Essas medidas vão variar de acordo com a composição do resíduo e dos riscos que ele apresenta ao ecossistema e à saúde pública, e esses fatores estão relacionados diretamente ao tipo de indústria na qual o resíduo foi gerado, pois é o processo de fabricação que determina toda a sua estrutura físico-química.
Medidas de Tratamento, Reaproveitamento e Destinos
- Incineração: É um processo de tratamento que consiste na queima de resíduos de maneira controlada em fornos ou incineradores específicos para executar a redução desses resíduos em resíduos menores.
- Encapsulamento: É um processo de tratamento que visa fixar em uma matriz, como de cimento por exemplo, todos os poluentes que se encontram no resíduo, com o intuito de agregar ao material propriedades melhores para o seu manuseio, transporte e destino final.
- Landfarming: Processo de tratamento que utiliza a população microbiana que se encontra depositada no solo para realizar a degradação de resíduos sólidos.
- Coprocessamento: Trata-se de uma forma de reaproveitar o resíduo na própria indústria em que ele foi gerado por meio da mistura com outros insumos para fabricação de matérias-primas semelhantes a deste resíduo.
- Reciclagem: É a forma de reaproveitamento de uma matéria prima ou insumo na fabricação de um novo material, podendo ser realizada tanto em indústrias ou instituições como em demais contextos que façam a reciclagem artesanal.
- Aterros industriais: São destinos adequados que utilizam aterros construídos com técnicas para controlar o depósito desses resíduos no solo sem causar danos ao meio ambiente.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-25 sobre segurança e saúde no gerenciamento de resíduos industriais durante atividades de trabalho em indústrias. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento acerca dos principais tipos de resíduos industriais, seus principais impactos ao ecossistema e à saúde pública, assim como também conhecerá medidas de controle, tratamento, reaproveitamento e destinos adequados para cada classe de resíduo industrial. Assim, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança no trabalho para a prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-25.
Referências
1 – SILVA, Cesar A. Gerenciamento de Resíduos. INSTITUTO FEDERAL PARANÁ, Educação a Distância. 2013.
2 – Tera. Os perigos dos resíduos sem tratamento para o meio ambiente. 2016.
3 – Central de Reagentes e Resíduos Químicos. Inflamabilidade.
4 – Manual da Química. Corrosão e proteção de metais.
5 – CIMM – Centro de Informação Metal Mecânica. Definição – O que é Reatividade.
6 – FIOCRUZ. Toxidade.
7 – Maip Ambiental. Reciclagem de Resíduos Industriais. 2022.
8 – Nova Ambiental. Incineração.
9 – eCycle . O que é coprocessamento e quais suas vantagens?
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .