Levantamento das Causas dos Acidentes
Publicado por INBRAEP em 27 de junho de 2022
Você sabe como deve ser realizado o levantamento das causas dos acidentes? A investigação apropriada das causas de acidentes é uma tarefa necessária no planejamento de ações e um fator essencial de sucesso dos Programas de Prevenção de Acidentes. Uma atitude comum é organizar medidas preventivas quando ocorrem acidentes, levando em consideração as causas identificadas na análise desses acidentes.
A fórmula clássica de demonstrar como o homem participa da sequência de causas que resultam na ocorrência do acidente e suas consequências continua sendo a teoria proposta pelo pioneiro da segurança do trabalho, Herbert Heinrich. A sua teoria contextualiza que as pessoas, seja por hereditariedade ou por influência do meio social, podem ter traços negativos de personalidade, de caráter e educação, sendo por meio dessas características pessoais que ocorrem as falhas humanas, que dão origem aos dois principais elos da cadeia do acidente:
- Atos inseguros: praticados pelas pessoas no desempenho de suas funções; e
- Condições inseguras: criadas ou mantidas no ambiente por diversos motivos, mas principalmente por não se entender que as atividades não deveriam ser executadas em quaisquer condições que não fossem totalmente seguras para as pessoas.
É por meio dos atos e condições inseguras, simultâneos ou não, que ocorrem os acidentes causadores de lesões aos colaboradores e prejuízos à empresa. Além das lesões sofridas pelas pessoas, muitos prejuízos materiais incluem-se nas consequências dos acidentes de trabalho, como por exemplo, taxa de seguro paga à previdência social, diárias pagas aos acidentados até o décimo quinto dia de afastamento e outros fatores relacionados com o atendimento dos acidentados.
Desta forma, as causas são definidas em condições e ações humanas e condições materiais inseguras que, combinadas ou não, propiciam a ocorrência de acidentes. Para que seja feita uma observação eficiente desses fatores, é necessário levar em consideração alguns outros fatores relacionados aos trabalhadores:
- Inaptidão para o trabalho;
- Temperamento nervoso ou irritadiço;
- Preocupação;
- Emoção; e
- Incapacidade Física e Doenças.
Além destas condições, temos entre as incapacidades, insuficiências ou deficiências que podem comprometer a segurança do trabalho, segundo experiência já consolidada:
- Surdez;
- Insuficiência visual;
- Daltonismo; e
- Analfabetismo.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade nas atividades e extinção de possíveis riscos no ambiente de trabalho. Para mais informações, acesse o curso da CIPA.
Referências
1 – SLAVUTZKI, Luis. Metodologia para avaliação e classificação de causas de acidentes do trabalho. ,Porto Alegre, 2010.
2 – Zocchio, Álvaro. Prática da prevenção de acidentes: ABC da segurança do trabalho. – 7. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2002.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .