Origem do Movimento Novembro Azul
Publicado por INBRAEP em 22 de novembro de 2024
Você sabe como surgiu o movimento Novembro Azul? Em 2003, Travis Garone e Luke Slattery, dois amigos australianos, estavam em um bar em Melbourne quando começaram a conversar sobre o bigode, que havia sido tão popular em décadas passadas, mas que tinha saído de moda. Eles se perguntaram se conseguiriam trazer essa tendência de volta.
Inspirados por uma amiga que arrecadava fundos para as campanhas do Outubro Rosa, que conscientiza sobre o câncer de mama, decidiram lançar um desafio para seus amigos: deixar o bigode crescer durante o mês de novembro. O objetivo era chamar a atenção para a saúde masculina e aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata.
O movimento foi um sucesso e, em 2004, eles criaram a Movember Foundation Charity. O nome “Movember” é uma combinação das palavras “Moustache” (bigode) e “November” (novembro). A campanha também promove o “No Shave November”, que significa “Novembro Sem Barbear”. Por isso, o bigode, junto com a cor azul, tornou-se um símbolo da campanha.
O movimento chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com a campanha “Um toque, um drible”, que visava quebrar estigmas e incentivar os homens a realizarem exames preventivos. Desde então, o Novembro Azul tem sido fundamental para aumentar a conscientização sobre a saúde masculina no país.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui cursos profissionais que se baseiam nas Normas Regulamentadoras, fornecendo ao profissional conhecimentos sobre situações específicas que irão exigir determinadas ações com o intuito de garantir a eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em situações de urgências. Para mais informações, acesse a página de cursos.
Referência
MENDELICS, E. Novembro Azul: conheça a história da campanha. 30 de agosto de 2023
TAKANO, D. L. Conheça qual é a origem da campanha do novembro azul. 12 novembro, 2021
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .