Cores de Segurança
Publicado por INBRAEP em 7 de março de 2022
Você sabe quais são as cores de segurança? Uma das medidas de identificação de riscos que tem como objetivo proporcionar maior segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, é a utilização de cores de segurança. Conforme a NBR 7195, a indicação dos riscos por meio deste método não dispensa a utilização de outras formas de prevenção de acidentes. As cores aplicadas para a segurança, são:
Aplicação das cores de segurança
- Vermelha
É aquela utilizada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio e sua localização, além dos acessórios desses equipamentos, como as válvulas. O vermelho também é utilizado em sinais de parada obrigatória e de proibição, assim como nas luzes de sinalização de barricadas e até em botões para paradas de emergência. É importante que essa cor não seja utilizada para indicar perigo pois essa função é designada para a cor laranja.
- Laranja
Ela é aplicada em equipamentos de salvamento aquático, como bóias circulares e é recomendado que ela seja utilizada quando a análise de riscos indicar e for tecnicamente viável, por exemplo, em partes móveis de máquinas e equipamentos.
- Amarela
Indica advertência e recomenda-se que ela seja utilizada em:
- corrimãos, parapeitos e rodapés de escadas;
- faixas no piso de entrada de elevadores de carga e plataformas de carga;
- meios-fios ou diferenças de nível onde haja necessidade de chamar atenção; e
- faixas de circulação conjunta de pessoas e empilhadeiras, máquinas de transporte de cargas e outros veículos similares.
- Verde
É aplicada para sinalizar “condição segura”, deve ser utilizada para identificar, por exemplo:
- localização de caixas de equipamentos de primeiros socorros e emergência;
- caixas contendo equipamentos de proteção individual; e
- chuveiros de emergência e lava-olhos.
- Azul
É a cor utilizada em sinais de ação obrigatória, por exemplo, uso de EPI ou outras ações similares.
- Violeta
É utilizado para indicar perigos provenientes das radiações penetrantes e partículas nucleares. É aplicado por exemplo, em:
- portas e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por eles;
- locais onde tenham sido enterrados materiais radioativos e equipamentos contaminados por essas substâncias;
- recipientes de materiais e equipamentos contaminados por radiação; e
- sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.
- Branca
É utilizada em:
- faixas para demarcar passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas; e
- áreas em torno dos equipamentos de primeiros socorros e outros equipamentos de emergência.
Sendo assim, é possível concluir que é necessário prestar atenção a todas as recomendações a respeito da utilização das cores de segurança para que sua aplicação seja a mais efetiva possível. O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referências
1 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7195 – Cores de Segurança. Rio de Janeiro, ABNT, 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .