SIPAT
Publicado por INBRAEP em 12 de março de 2024
Você sabe quais são as funções da SIPAT? Entre as atribuições da CIPA, está a necessidade de organizar uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho SIPAT. Por ser um evento que dura um determinado prazo e que trata de assuntos importantes em relação à segurança e saúde do trabalhador, é necessário ter uma organização antecipada e complexa. É importante levar em conta o que o organizador e o empregador têm em mente, assim como estabelecer os custos que a SIPAT vai exigir para que se encaixem no orçamento.
A CIPA deve:
- Definir junto à direção da empresa a verba para realização do evento;
- Registrar em ATA toda a movimentação em torno da SIPAT;
- Definir um tema para a SIPAT;
- Escolher uma imagem para o tema do evento;
- Definir uma equipe para a SIPAT;
- Definir um coordenador para a realização da SIPAT; e
- Definir um local para a realização do evento.
Antes de encontrar a direção para começar a realizar a organização da SIPAT, os organizadores devem fazer um levantamento dos custos. Isso evita perder tempo e possibilita a apresentação de argumentos consistentes para convencer a direção a apoiar o evento.
Para conseguir sensibilizar o empregador, é importante mostrar o que a SIPAT pode fazer pela empresa. Mostrar como os funcionários serão conscientizados e como o evento pode influenciar na criação de uma imagem positiva para a empresa em diminuição de acidentes, doenças, afastamentos, entre outros.
Deve-se registrar em ATA toda a movimentação em prol do evento, isso servirá para acompanhar o trabalho e seu passo a passo de forma precisa, sendo também uma prova de que a CIPA está trabalhando. O registro de atividades deixa um histórico do que foi discutido e implementado, isso ajuda a CIPA a evitar erros cometidos no passado e possibilita a repetição de estratégias que deram certo.
INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referências
1 – NR-5. Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2009.
2 – NETO, Nestor W. Como organizar uma SIPAT. [S. l.: s. n.], 2019.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Cipa, Segurança do trabalho, SIPAT