Vigia de espaço confinado
Publicado por INBRAEP em 16 de maio de 2022
Você sabe quais são as atribuições do vigia? O vigia é o responsável por permanecer junto à entrada do espaço confinado, sempre verificando o desenvolvimento dos trabalhos, mantendo a comunicação constante com os trabalhadores autorizados. Ele deve ainda:
- Manter a contagem precisa e contínua do número de trabalhadores autorizados dentro do espaço confinado e garantir que todos saiam ao final das atividades;
- O Vigia não deve entrar no espaço confinado em qualquer hipótese. Ele deve acompanhar do lado de fora do espaço, próximo à entrada, estabelecendo contato permanente com os trabalhadores autorizados e em serviço;
- Proceder ao acionamento de emergência conforme estabelecido nos procedimentos e PET, quando se fizer necessário;
- Operar com destreza os movimentadores de pessoas (como plataformas, escadas, entre outros); e
- Também é atribuição do Vigia ordenar o abandono do espaço confinado, sempre que constatar qualquer situação que possa colocar em risco a segurança ou saúde dos trabalhadores (ex: o rompimento de tubulação).
Atenção: O vigia nunca poderá realizar outras tarefas que possam comprometer o dever principal e exclusivo de monitorar e proteger os trabalhadores autorizados e em serviço.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança que garantam a entrada, o trabalho e a saída segura dos trabalhadores nos espaços confinados através da implantação de medidas de proteção, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-33.
Referências
1 – MTE, Ministério do Trabalho e Emprego. Guia técnico da NR-33. SIT/DSST/CGNOR. Brasília, 2013.
2 – SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Legislação: Norma Regulamentadora 33 (NR-33). / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Brasília: Senar, 2018. (Coleção Senar, 220)
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .