Ventilação em Espaços Confinados
Publicado por INBRAEP em 15 de dezembro de 2023
Você conhece os tipos de ventilação, ventiladores e suas funções? A ventilação dos espaços confinados é um dos itens obrigatórios que constam na NR-33, a norma também cita que, antes do início de qualquer atividade em espaço confinado as condições seguras devem ser garantidas através de: ventilação, purga, lavagem ou inertização do espaço confinado. O sistema de ventilação deve ser selecionado e dimensionado de acordo com as características dos espaços confinados, observando as recomendações previstas em normas técnicas nacionais ou, de forma complementar, as normas internacionais aplicáveis, a fim de garantir a renovação do ar, sendo ainda proibido o uso de oxigênio puro na ventilação.
Existem 3 tipos de ventilação para espaços confinados:
Ventilação Geral ( insuflação): é onde são utilizados os insufladores, que fazem a troca do ar contaminado para o ar limpo dentro do espaço confinado, de forma que o oxigênio fique equilibrado novamente. Os insufladores permitem diluir contaminantes presentes ou gerados a partir de processos industriais ou de manutenção.
Ventilação Local (exaustão): utiliza sistemas de exaustão para captar agentes poluentes diretamente da fonte geradora, melhorando a ventilação geral. Este procedimento é utilizado, principalmente, nos processos de soldagem que ocorrem dentro do espaço confinado.
Ventilação Combinada (exaustão e insuflação): utiliza de exaustores e insufladores de ar simultaneamente, promovendo a captação dos poluentes e a renovação do ar atmosférico nos espaços confinados ao mesmo tempo.
Ventiladores: Existem uma variedade de tipos de ventiladores disponíveis no mercado, cada um com uma especificação própria. Os processos de ventilação não se limitam aos processos de exaustão ou insuflação do ar em um ambiente. Eles podem e devem variar muito em decorrência do tipo de ambiente, do tipo de problema a ser resolvido como os contaminantes, a temperatura, o cheiro, e o tipo de trabalho que será realizado. Portanto, o método de ventilação a ser aplicado dependerá de uma boa avaliação e com base nela, de um bom planejamento. Então a opção mais segura é o uso dos equipamentos de ventilação adequados para cada ambiente.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança que garantam a entrada, o trabalho e a saída segura dos trabalhadores nos espaços confinados através da implantação de medidas de proteção, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-33.
Referências
1 – NR-33 – Ministério do Trabalho e Emprego, MTE. Segurança e saúde nos espaços confinados. Portaria SEPRT 1690, de 15/06/2022.
2 – Nederman. Como funciona a ventilação geral do espaço confinado?
3 -Spinelli, Luiz Eduardo. Ventilação em espaços confinados. São Paulo – SP – Brasil Julho de 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .