Utilização e Conservação dos EPI’s Para Olhos e Face
Publicado por INBRAEP em 21 de agosto de 2025
Você conhece os métodos de conservação dos EPI’s para olhos e face? Os Equipamentos para Proteção Individual (EPI’s) são de extrema importância para a preservação, proteção e segurança do trabalhador. Sendo designados para diversos segmentos como a proteção dos olhos e da face do profissional, trazendo segurança e preservando sua saúde.
Ao falarmos dos equipamentos para a proteção do rosto e olhos do trabalhador, devemos ter cuidados específicos referentes ao manuseio, à lavagem e ao cuidado com esses EPI’s. Quando não utilizados devidamente, e não sendo bem limpos, esses protetores podem falhar em sua performance, portanto, precisam ser bem guardados e limpos para garantir a proteção adequada para suas respectivas atividades.
O profissional deve seguir alguns passos e recomendações ao utilizar, armazenar ou limpar os EPI’s para proteção dos olhos e face, como:
- A limpeza deve ser feita diariamente com sabão neutro e água;
- É necessário secar as lentes e as viseiras com pano macio para não riscar;
- Não se deve utilizar solventes ou compostos que possam riscar o equipamento, na sua lavagem;
- Os trabalhadores devem armazenar os óculos sempre em estojo próprio ou bolsa protetora;
- Deve-se realizar a troca dos equipamentos sempre que apresentarem algum defeito;
- É necessário evitar quedas acidentais para não deformar sua estrutura ou comprometer suas características de proteção; e
- O visor do protetor facial deve ser mantido sempre limpo e ser substituído quando muito arranhado ou com sujeira incrustada no material.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual, neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas situações. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
Referências:
1 – NR 6. EQUIPAMENOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. 2022.
2 – PROMETAL. PROTETOR FACIAL. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .