Tipos de Inspeções de Segurança
Publicado por INBRAEP em 16 de junho de 2022
Você sabe quais são os tipos de inspeções de segurança? As inspeções de segurança não são feitas somente pela CIPA, mas também pelos profissionais dos Serviços Especializados e podem ser realizadas por diversos motivos, com objetivos diferentes e programadas em épocas e intervalos variáveis. Elas podem ser:
Inspeções Gerais
São feitas em todos os setores da empresa e abrangem todos os aspectos de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho.
Inspeções Parciais
São limitadas a determinadas áreas, setores ou atividades, onde já se sabe que existem problemas, seja por reclamações dos trabalhadores ou ocorrência de doenças e acidentes do trabalho.
Inspeções de Rotina
Este procedimento cabe aos encarregados dos setores de segurança, aos membros da CIPA, ao pessoal que cuida da manutenção de máquinas, equipamentos e condutores de energia. Normalmente, em verificações de rotina, são mais procurados os riscos que se manifestam com mais frequência e que constituem as causas mais comuns de acidentes.
Inspeções Periódicas
Como ocorrem desgastes dos materiais utilizados na produção, essas inspeções são feitas com frequência regular, em data e local previamente agendados, elas são destinadas a descobrir riscos que o uso de ferramentas, de máquinas, de equipamentos e de instalações energéticas podem provocar.
Inspeções Eventuais
Não tem data ou período determinados, podem ser feitas por vários técnicos e visam solucionar problemas considerados urgentes.
Inspeções oficiais
São aquelas realizadas por agentes de órgãos oficiais e das empresas de seguro.
Inspeções Especiais
São realizadas por técnicos especializados com aparelhos de teste e medição, como por exemplo, as medições de ruído ambiental, de temperatura, entre outras.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .