Separação Elétrica
Publicado por INBRAEP em 29 de junho de 2023
Você sabe o que é Separação Elétrica e qual é a sua importância? Ela consiste em separar o circuito de energia para evitar choques elétricos, seguindo as orientações da NBR 5410. A proteção (materiais que não conduzem energia) pode ser identificada quando se separa o circuito das partes vivas. Isso ocorre com a ajuda de uma medida de proteção feita por um transformador, que faz com que uma outra fonte seja isolada.
A utilização da separação elétrica é encontrada em determinados lugares. Um dos principais exemplos é uma sala de cirurgia do hospital, mas podemos citar também os laboratórios e equipamentos de telecomunicações. A aplicação da separação elétrica é limitada a alguns casos.
Quando ocorre a proteção indireta do choque elétrico, ela pode funcionar de três maneiras, que são:
- Separação: o circuito separado e outros circuitos, incluindo o que alimenta, são isolados;
- Isolação: o circuito separado e da terra (condutor) são isolados;
- Ausência de contato: não há contato entre as massas do circuito, a terra e elementos condutores de nenhum lado.
Desta forma, podemos concluir que a função do transformador de separação é uma medida para evitar principalmente choques elétricos, também para isolar os condutores de energia e evitar danos às pessoas.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
- ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, 2008.
- DE SOUZA, José Rubens Alves et al. Guia EM da NBR 5410. Revista Eletricidade Moderna, [S. l.], p. 93-97, dez. 2001.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .