Riscos na Operação das Plataformas Elevatórias
Publicado por INBRAEP em 26 de julho de 2024
Você conhece os riscos das Plataformas Elevatórias?
As Plataformas Elevatórias são importantes aliados para trabalhos em altura, porém pela mesma razão oferecem riscos se não forem tomados os devidos cuidados.
É fundamental, antes da execução de algum serviço, fazer uma análise ou mapeamento dos riscos que estarão envolvidos durante a execução dos trabalhos.
Entre os principais riscos temos:
- Riscos de colisão com elementos do local, como muros, paredes, vigas, arames, galhos e muitos outros;
- Riscos de choque elétrico ao encostar em fios de eletricidade;
- Riscos de quedas é a ocorrência mais comum nos trabalhos em plataformas, podendo ser de objetos ou de trabalhadores;
- Riscos de tombamentos do equipamento por diversos fatores: poças d’água, areia, buracos, piso frágil, inclinações do terreno e qualquer outro fator que desestabilize a plataforma, incluindo ventos;
- Risco do efeito catapulta de uma plataforma elevatória em balanço, mesmo um pequeno movimento ao nível do solo pode criar um efeito chicote suficiente para ejetar os ocupantes da plataforma, ferramentas ou outros materiais;
- Risco de atropelamento e batida ao transitar e circular através de outros equipamentos, veículos e pedestres.
Para a máxima mitigação dos riscos que envolvem trabalhos em plataformas elevatórias, deve-se estar atento às diretrizes da NR-12, NR-18 e NR-35, assim como ter pleno conhecimento do Manual de Instruções do equipamento que deve obrigatoriamente estar presente junto a ele, tudo isso com o intuito de preservar a integridade dos trabalhadores, terceiros e patrimônios envolvidos.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Referências
ARMAC. Guia de segurança para plataformas elevatórias. 22 nov. 2021.
Mills. 8 passos de segurança na operação de plataforma elevatória. 2 maio 2022.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2022.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR-18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2020.
GRUPO APC. Como fazer o mapeamento de riscos para o trabalho de plataforma elevatória?. 14 jan. 2019.
IPAF. CATAPULT EFFECT: UNDERSTANDING IT TO AVOID IT: Small Movement of the Wheels Can Lead To a Large Movement of the Basket. Haulotte Community, 6 jan. 2023.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .