Valetadeiras
Publicado por INBRAEP em 15 de abril de 2025
Você conhece as valetadeiras e suas funções? Elas são usadas na abertura de valas para a colocação, instalação ou construção abaixo do nível do solo e é comum em vários segmentos de prestação de serviços, como: construção civil, agricultura, saneamento, gás, entre outros, principalmente na instalação de tubulações para elétrica e lógica, por exemplo.
As valetadeiras são ótimas aliadas para este tipo de serviço, pois são máquinas de terraplenagem que auxiliam na escavação de valas estreitas e profundas, com fundo plano e livre do material escavado, trazendo alta eficiência na execução de valas nas medidas necessárias, evitando o desperdício de recursos.
O funcionamento das valetadeiras é um processo contínuo de escavação, pois o movimento rotativo do equipamento de corte faz, em sequência contínua:
- O corte do solo;
- Com elevação do material escavado;
- Para então descarregá-lo na lateral da vala.
Todo o processo de corte do solo acontece de forma contínua e durante todo o percurso do equipamento, e seu uso traz vantagens como:
- Alta potência para abrir valas com fundo limpo e paredes retas;
- Nível de desempenho constante;
- Aumento de produtividade;
- Facilidade de operação;
- Segurança dos operadores;
- Otimização do tempo de trabalho;
- Não utilização de força manual;
- Impacto ambiental mínimo.
Para a operação desse tipo de máquina, é preciso que os operadores de valetadeiras sejam devidamente treinados para manusear a máquina, compreendendo os riscos associados e as medidas preventivas necessárias. O cumprimento da NR-12 assegura que as operações de escavação sejam realizadas de maneira segura, minimizando o risco de acidentes e promovendo um ambiente de trabalho mais seguro.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Referências
1 – VERMEER Brasil. O que é uma valetadeira?. 2019.
2 – VERMEER Brasil. Modelos de Valetadeiras. 5 maio 2020.
3 – BRASIL. NR-12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Portaria MTE n.º 344, de 21 de março de 2024.
4 – Ditch Witch. Trenchers: From walk behinds to ride-ons, Ditch Witch trenchers are the world standard. c2024.
5 – United Rentals. Trencher Types: How to Choose the Right Trencher for Your Project. 26 set. 2023.
6 – Bureau of Mine. Horizontal Boring Technology: A State-of-the-Art Study. United States Department of the Interior, set/1968.
7 – LONG, Stacy. Safety First – Five Tips for Getting the Most Out of Rental Equipment. Ditch Witch, 10 abr. 2024.
8 – ROMBOA, Robert. Trenchers: How Long is Needed to Dig and How Fast to Finish. Heavy Machinery World, 3 nov. 2022.
9 – PALADIN. Manual do Operador Valetadeira: Aplicações de Minicarregadeiras Universais.
10 – Buffalo. Manual Valetadeira – BF 600. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .