Quais são os acidentes mais típicos de trabalhos em altura?
Publicado por INBRAEP em 10 de março de 2022
Você sabe quais são os acidentes mais típicos de trabalhos em altura? Sabemos que esse tipo de trabalho é comum em vários segmentos, como a construção civil e o transporte rodoviário de cargas. Simultaneamente os acidentes com queda nessas áreas acabam sendo mais comuns também, por inúmeros motivos, como:
- Falta de capacitação dos colaboradores
- Planejamento inadequado
- Falta de equipamentos de segurança
- Falta de inspeção dos equipamentos
- Falta de comunicação
- Excesso de confiança
- Carga horária excessiva
- Correria e pressão
- Uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes
Apesar da fiscalização e das leis e normas técnicas vigentes, a construção civil é umas das recordistas em acidentes dentro da gama de atividades laborais no país devido a vários fatores, como à falta de mão de obra especializada e de consciência sobre os procedimentos de segurança. Nesse sentido, as causas apresentadas anteriormente podem colaborar para diferentes tipos de acidentes nesse ambiente de trabalho, como, por exemplo:
- A perda de equilíbrio do trabalhador à beira do espaço e sem proteção;
- Falta ou falha de uma instalação ou de um dispositivo de proteção;
- Utilizar um método de trabalho inseguro;
- Contato acidental com condutores da rede elétrica; e
- Trabalhador não apto ao trabalho em altura.
Acidentes desse tipo podem causar fraturas, luxações, amputações, outros ferimentos e em muitos casos até provocar a morte do trabalhador.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 35 – Trabalho em Altura. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-35.
Referências
1 – GOVERNO DO BRASIL, Ministério do trabalho. Cartilha TRABALHO EM ALTURA. Brasília/DF, 27 de julho de 2018
2 – OLIVEIRA, Welliton. NR – 35 TRABALHO EM ALTURA. SRT/MS. Acesso em: 2021.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .