Proteção de máquinas e equipamentos
Publicado por INBRAEP em 25 de fevereiro de 2022
Você sabia que as proteções de máquinas e equipamentos são fundamentais para a segurança dos profissionais que operam ou transitam próximos à zona de perigo? As proteções geralmente fazem parte da máquina e são utilizadas para prover proteção por meio de uma barreira física. Dependendo de sua construção, a proteção pode ser uma carenagem, cobertura, tela, porta, entre outras.
O objetivo das proteções de máquinas e equipamentos é eliminar, neutralizar ou minimizar os riscos aos quais os profissionais podem estar expostos. Este objetivo é alcançado através de medidas técnicas e operacionais preventivas, que devem ser adequadas a cada situação e necessidade. O importante é que nenhum trabalhador execute suas atividades expondo-se aos riscos.
A proteção de máquinas e equipamentos é uma barreira mecânica ou eletroeletrônica que impede o acesso às zonas de perigo, ou seja, protege dos mecanismos que oferecem perigo para as pessoas. Devendo estas proteções serem preservadas, de forma a impedir que os trabalhadores burlem os mecanismo de segurança.
Portanto, sempre que for projetado ou selecionado algum tipo de proteção para uma máquina em particular, a mesma deve ser adequada. Além disso, é importante avaliar o risco proveniente de vários perigos presentes na máquina e as categorias previstas de pessoas em risco.
Desta forma, deve-se ter em mente uma visão global de todo o processo, as pessoas envolvidas diretamente e indiretamente, bem como os riscos potenciais inerentes às atividades, devendo ser adotados diversos sistemas de segurança interligados para garantir a máxima segurança de todos. Dependendo das características das máquinas e equipamento são necessárias diversas proteções. De um modo geral podemos dizer que as proteções são compostas por:
- Proteções Fixas;
- Proteções Móveis; e
- Dispositivos de segurança.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 272. Segurança de máquinas – Proteções – Requisitos gerais para o projeto e construção de proteções fixas e móveis. Rio de Janeiro, ABNT, 30 de agosto de 2002.
BRASIL, NR 12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, Portaria SEPRT n.º 916, de 30 de julho de 2019.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .