Pontos de Tomada e Saída de Água no Combate a Incêndio
Publicado por INBRAEP em 4 de julho de 2025
Você conhece os pontos de tomada e saída de água no combate a incêndio? Os pontos de tomada e saída de água são componentes indispensáveis no sistema hidráulico preventivo, pois são os pontos de fornecimento da água vinda das reservas de água para o combate a incêndio.
Embora sejam bastante parecidos, os pontos de tomada e saída de água são diferentes, pois os pontos de tomada de água necessitam que os bombeiros conectem mangueiras em sua estrutura no momento do incêndio, enquanto os pontos de saída de água não necessitam disso, porque já têm uma estrutura toda preparada para o fornecimento de água, sem a necessidade de conexão de mangueiras no momento do incêndio.
Pontos de tomada de água
São locais que têm como principal característica a presença de saídas de água para a conexão de mangueiras para o combate ao incêndio. Entre os equipamentos com essa característica, os mais utilizados são os hidrantes e mangotinhos.
Hidrantes
São pontos de tomada d’água previstos pela NBR 13714, norma que os considera como sistemas com uma ou duas saídas de água para conexão de mangueiras.
Mangotinhos
Também são pontos de tomada d’água previstos pela NBR 13714, norma que informa que eles são sistemas com apenas uma saída de água.
Pontos de saída de água
São os componentes do sistema hidráulico preventivo que têm como característica a liberação de água sem o auxílio de equipamentos como mangueiras, garantindo assim um fornecimento de água bastante prático e rápido para o combate a incêndio. Neste sentido, um dos principais pontos de saída de água são os:
Chuveiros automáticos (Sprinklers)
Correspondem a um conjunto de chuveiros automáticos que são conectados a um sistema de tubulação ligado a uma reserva técnica de incêndio.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
1 – SANTOS, José Williams Felix dos. FARIA, Msc. Michela Steluti Polet. Comparativo financeiro entre um sistema hidráulico preventivo de combate a incêndio com e sem bomba de reforço para atender uma edificação multifamiliar vertical para a cidade de Joinville-SC. Unisociesc. 2022.
2 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13714. Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio. 2000. Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2000.
3 – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. IN 007 SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO. INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 00/2006. 2017.
4 – Terra Prime Construções. Memorial Descritivo. CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SC.
5 – Blog dos Engenheiros. Hidrantes e Mangotinhos O que são e quais são os tipos? 2017.
6 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14276. Brigada de Incêndio e Emergência – Requisitos e Procedimentos. 2000. Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2020.
7 – WHL Engenharia. Hidrante predial: saiba o que é e como funciona. 2022.
8 – Thórus. Sprinkler: o que é, como funciona, quando usar, quais os tipos e quanto custa?
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .