O que são andaimes?
Publicado por INBRAEP em 14 de outubro de 2021
Os Andaimes são plataformas de trabalho com estrutura provisória para realização de atividades em locais elevados, ele visa o deslocamento de pessoas e de objetos pesados da forma mais simples possível. Os andaimes não possuem motor, mas alguns modelos têm rodinhas, para que sejam empurrados manualmente. Eles podem ser utilizados tanto em ambientes internos quanto externos e geralmente são confeccionados em alumínio e aço.
A norma que estabelece as características mínimas para o uso dos andaimes e demais plataformas de trabalho é a NR-18 – Condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção, juntamente com a NBR 6494 que estabelece os requisitos para a segurança nos andaimes. Segundo elas, os andaimes devem:
- ser projetados por profissionais legalmente habilitados, de acordo com as normas técnicas nacionais em vigor;
- ser fabricados por empresas regularmente inscritas no respectivo conselho de classe;
- ser acompanhados de manuais de instrução, em língua portuguesa, fornecidos pelo fabricante, importador ou locador;
- possuir sistema de proteção contra quedas em todo o seu perímetro, conforme a norma, com exceção do lado da face de trabalho, que é a parte em que o trabalhador executará os serviços;
- É necessário haver um sistema de acesso seguro ao andaime e aos postos de trabalho, quando superiores a 40 cm (quarenta centímetros) de altura.
- Possuir superfície de trabalho resistente, ter forração completa, ser antiderrapante, nivelada e possuir travamento que não permita seu deslocamento ou desencaixe.
- Entre outros
É proibido:
- utilizar andaimes construídos com estruturas de madeira, a menos que haja uma impossibilidade técnica de utilizar andaimes metálicos;
- retirar ou anular qualquer dispositivo de segurança do andaime;
- utilizar escadas e outros meios sobre o piso de trabalho do andaime, para atingir lugares mais altos.
- Entre outros.
Sua montagem deve ser executada conforme projeto elaborado por profissional legalmente habilitado e tanto a montagem quanto a desmontagem devem ser feitas por trabalhadores capacitados e treinados para aquele andaime específico, utilizando os sistemas e equipamentos de proteção adequados estabelecidos nas normas.
A manutenção do andaime deve ser feita por trabalhador capacitado, sob supervisão e responsabilidade técnica de um profissional legalmente habilitado, obedecendo às especificações técnicas do fabricante.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 35 – Trabalho em Altura. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-35.
Referências
ROYAL MÁQUINAS, Andaimes, saiba qual o tipo ideal para a sua obra. Birigui – SP, 2015c. Disponível em
Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6494: Segurança nos andaimes. Rio de Janeiro, 1990.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .