Modelos de respiradores e seus métodos de guarda e higienização
Publicado por INBRAEP em 7 de novembro de 2019
Conforme a NBR 12543, os respiradores podem ser divididos em dois grandes grupos: os de adução de ar e os purificadores de ar, que se dividem em outras subcategorias. Os respiradores de adução de ar são constituídos por uma cobertura das vias respiratórias e um ou mais filtros, que podem ser substituídos ou ser parte inseparável da cobertura. O filtro remove por filtração ou reação química as substâncias perigosas presentes no ar ambiente antes de serem inaladas pelo usuário.
Os respiradores purificadores de ar se dividem em modelos não motorizados e motorizados. Nos não motorizados, o ar atravessa o(s) filtro(s) durante a inspiração pela ação pulmonar do usuário, já nos respiradores purificadores motorizados, o ar atravessa continuamente o(s) filtro(s) devido à ação de uma ventoinha, movida por um motor alimentado por bateria elétrica.
Os filtros utilizados nos respiradores purificadores de ar motorizados podem ser divididos em três tipos: os filtros químicos, os filtros para partículas e os filtros combinados.
Filtros químicos – Removem gases/vapores do ar contaminado que passa através de uma camada de grãos contidos em seu interior.
Filtros para partículas – Capturam e retêm as partículas transportadas pelo ar que escoa através das camadas de fibras que os constituem.
Filtros combinados – Removem simultaneamente partículas e gases/vapores
Os respiradores de adução de ar suprem, ao usuário, ar ou outro gás respirável vindo de uma atmosfera independente do ar ambiente em que ele se encontra, além de conter, pelo menos, uma cobertura das vias respiratórias e um sistema de fornecimento de ar ou gás respirável ao usuário.
Pertencem a esta categoria a máscara autônoma, os respiradores de linha de ar comprimido, os respiradores de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para fuga e os respiradores de ar natural.
Máscaras autônomas – Nestes respiradores, o suprimento de ar/gás respirável ou de oxigênio é transportado pelo usuário junto ao seu corpo, de forma que o usuário nunca respire oxigênio puro.
Respiradores de linha de ar comprimido – Estes respiradores são compostos por uma peça facial, capuz, capacete, blusão, touca ou roupa inflável, ligados por uma mangueira de suprimento de ar a um compressor ou a uma bateria de cilindros com ar a alta pressão.
Respiradores de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para fuga – Neste tipo de equipamento, um cilindro de ar comprimido é acrescentado ao respirador de linha de ar comprimido. O cilindro, com autonomia de até 15 minutos, é utilizado somente para fuga.
Respiradores de ar Natural – Nestes respiradores, a peça facial inteira e a traqueia são conectadas a uma mangueira de ar, de comprimento limitado a 23m, pela qual o ar atmosférico de um ambiente não contaminado é conduzido até as vias respiratórias do usuário e liberado ao ambiente através da válvula de exalação.
Sendo assim, cada respirador apresentado fornece sua proteção de forma diferente, onde alguns podem utilizar mais ferramentas para incrementar sua eficácia, aumentando a atenção para uma utilização adequada para que o trabalhador não se exponha a demais riscos.
O plano de proteção respiratória das empresas deve incluir, se aplicável, procedimentos sobre a limpeza, higienização, inspeção, manutenção, reparos, descarte e guarda dos respiradores. Os métodos de limpeza e higienização devem garantir que os respiradores não se danifiquem durante a execução e nem apresentem resíduos do agente empregado nesse processo que possam representar perigo para o usuário
A inspeção regular dos respiradores deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante e pelo menos mensalmente. O empregador deve adotar um procedimento que assegure que todos os equipamentos de proteção respiratória em uso no serviço sejam inspecionados com a devida frequência.
Os procedimentos de manutenção devem ser preparados com a finalidade de assegurar que o respirador continue a apresentar o desempenho previsto pelo fabricante. O ajuste ou reparo dos respiradores deverá ser efetuado somente pelo fabricante ou técnico por ele treinado, usando apenas peças de substituição indicadas pelo fabricante para aquele respirador.
Os respiradores devem ser guardados de acordo com as instruções do fabricante, de modo que estejam protegidos contra agentes físicos e químicos. Os respiradores para uso em emergência que permanecem na área de trabalho devem ser facilmente acessíveis durante todo o tempo e devem estar em armários ou estojos marcados de modo que sua identificação seja imediata.
Desta forma, é necessário ter atenção aos detalhes de cada passo a ser feito na manutenção, inspeção e guarda dos respiradores, assim como realizar a utilização de forma adequada garantindo eficiência na proteção dos trabalhadores.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e uso de equipamentos, que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
Referências
Torloni, Maurício; Programa de proteção respiratória: recomendações, seleção e uso de respiradores/coordenador técnico, Maurício Torloni; equipe técnica, Antonio Vladimir Vieira, José Damásio de Aquino, Sílvia Helena de Araujo Nicolai e Eduardo Algranti. – 4. ed. – São Paulo: Fundacentro, 2016. 209 p.
3M SAÚDE OCUPACIONAL. Cartilha de Proteção Respiratória. SP: [s. n.], 2015.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Filtros combinados, Filtros para partículas, Filtros químicos, NBR 12543, Respiradores de adução de ar, Respiradores de ar natural, Respiradores de pressão negativa, Respiradores purificadores de ar, Respiradores purificadores de ar motorizados, Respiradores purificadores de ar não motorizados, Tipos de Respiradores