Modelos de EPIs para membros superiores
Publicado por INBRAEP em 5 de novembro de 2019
A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem alguns serviços em que há mais riscos a esses membros. É o caso dos trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, onde estão sujeitos a choques elétricos, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes químicos contaminantes. Portanto, o ideal é que sejam utilizados os equipamentos de proteção individual.
Modelos de EPI’s de proteção das mãos:
Luvas: Servem para proteção das mãos contra diversos tipos de riscos, como agentes químicos, físicos, biológicos, mecânicos, radioativos, elétricos, entre outros. A sua proteção irá depender do tipo de material que a constitui.
Creme protetor para pele: Protege a pele contra produtos e substâncias agressivas, não sendo necessário outros tipos de creme.
Dedeira: Serve para proteger os dedos contra agentes abrasivos e escoriantes, deverá cobrir os dedos até a terceira falange.
Além dos equipamentos que proporcionam exclusivamente a proteção das mãos, podemos encontrar outros EPI’s para realizar a proteção dos membros superiores dos trabalhadores. Observe os seguintes modelos:
Mangotes: Protegem o braço e o antebraço do usuário contra diversos riscos, como agentes térmicos, abrasivos, elétricos, químicos, mecânicos, entre outros.
Braçadeira de aço: Fornece a proteção do antebraço do usuário contra cortes.
Cotoveleira: Ajuda no tratamento e prevenção de lesões do cotovelo, contusões, entorse, tendinite, artrite, entre outros.
Cinta: Ajuda no tratamento e prevenção de tendinites provocadas por atividades intensas.
Existem diversas funções que colocam o trabalhador em risco. Como as mãos e os braços são os primeiros membros que o trabalhador expõe, é de suma importância que ele utilize os EPIs corretos, pois poderá prevenir a perda ou a paralisação de algum membro superior. Para a segurança do trabalhador, ele sempre deverá utilizar o equipamento de proteção individual de acordo com a atividade laboral que estará executando no momento.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
REFERÊNCIAS
TUIUTI. Saiba quais EPIs mais usados para proteção de membros superiores e inferiores. Blog – segurança do trabalho, [S. l.], p. 1, 12 set. 2018.
FOZ DO IGUAÇU. Proteção dos membros superiores. Manual de especificações técnicas e padronização de equipamentos de proteção individual – EPI. Divisão de segurança e medicina do trabalho – DVSMT. Set. 2010.
BRAÇADEIRA de aço. Super EPI, 2019.
COTOVELEIRA LONGA PAUHER SUPPORT. Solução EPI, 2019.
CINTA TENIS ELBOW DE NEOPRENE PAUHER SUPPORT. Solução EPI, 2019.
MANGOTE de Raspa. Super EPI, 2019.
MANGOTE Isolante. TUIUTI Equipamentos de Proteção de Segurança, 2019.
MANGOTE impermeável. Super EPI, 2019.
MANGOTE para altas temperaturas. Super EPI, 2019.
MANGOTE contra cortes. Super EPI, 2019.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Braçadeira de aço, Cinta, Classificação das luvas, Cotoveleira, Creme protetor, Creme protetor para pele, Dedeira, EPI para Proteção dos Membros Superiores, Importância dos equipamentos de proteção para as mãos, Luva Química, Luvas, Manga, Mangote, Mangote de Raspa, Modelos de Luvas De Proteção, Tipos de equipamentos para a proteção das mãos