Métodos de Extinção do Fogo
Publicado por INBRAEP em 3 de janeiro de 2024
Você sabe quais são os métodos de extinção de incêndio e suas características? A presença do fogo, consequentemente os incêndios, é um grande perigo em locais como armazéns de produtos químicos, indústrias, postos de combustíveis, entre outros locais de trabalho. Neste sentido, é de fundamental importância que os trabalhadores estejam preparados e tenham os conhecimentos adequados para realizar a extinção do fogo em casos de emergência.
O fogo necessita de 4 componentes para que possa ser formado:
- Calor;
- Combustível;
- Comburente; e
- Reação em cadeia
Formando assim o tetraedro do fogo, que é uma reação em cadeia. Portanto, para que se apague o fogo, basta retirar algum desses componentes e a reação em cadeia não será possível.
Existem quatro métodos de extinguir o fogo sendo eles:
Isolamento:
Este método consiste em retirar o material que estiver queimando do alcance das chamas e retirar os materiais próximos ao fogo, evitando o alastramento das chamas. Pensando no tetraedro do fogo, este método retira o combustível, fazendo com que não seja possível a reação em cadeia.
Abafamento:
Este método consiste na retirada do comburente, neste caso o oxigênio. Ao abafar as chamas com algum material, o combustível perde contato com o oxigênio, apagando assim o fogo. Nesta técnica o componente retirado do tetraedro do fogo é o comburente.
Resfriamento:
O resfriamento tem como meio de extinção do fogo a diminuição do calor do material que está queimando, até que o combustível não produza mais gases ou vapores e o fogo se apague.
Extinção Química:
O método da extinção química tem por função combater o fogo através de uma reação química. O combustível gera gases e vapores e, quando misturados com algum comburente, (geralmente o oxigênio), geram uma condição inflamável. A extinção química busca uma mistura com determinados agentes químicos para gerar uma condição não inflamável e assim apagar o fogo.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
1 – Escola de governo. Manual de Proteção e Combate a Incêndios.
2 – Bravos bombeiros. EXTINÇÃO QUÍMICA COM CO2 (Extintor de gás carbônico) – O Bombeiro Civil precisa saber. 19/03/2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .