LER/DORT
Publicado por INBRAEP em 29 de outubro de 2024
Você conhece os fatores que influenciam na sobrecarga dos ossos e músculos? É muito comum ouvirmos os termos LER – Lesão por Esforço Repetitivo/ DORT Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Essas siglas foram e ainda são muito utilizadas para caracterizar síndromes relacionadas ao trabalho. Atualmente alguns tribunais e entidades médicas consideram estes termos desatualizados, pois abrangem um grande número de doenças não apenas relacionadas a esforços físicos durante o trabalho, mas também a fatores psicológicos influenciados pela questão social e cultural. Porém, como estes termos ainda são muito conhecidos e utilizados, vamos continuar usando neste curso.
De uma forma geral, a LER ou DORT se caracterizam pela ocorrência de vários sintomas simultâneos ou não, como:
- Dor crônica;
- Formigamento;
- Sensação de peso; e
- Fadiga, que geralmente ocorre nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores.
Esta síndrome é resultado da combinação da sobrecarga dos ossos e músculos com a falta de tempo para sua recuperação, frequentemente causando incapacidade laboral temporária ou permanente. O desenvolvimento de LER/ DORT pode ser causado por diversos motivos, sendo importante analisar os fatores de risco envolvidos direta ou indiretamente.
Tratamento de LER/DORT
No entanto, caso a LER ou DORT já tenham sido desenvolvidas, o ideal é que como em qualquer outro caso, quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento seja iniciado, maiores são as possibilidades de êxito. As terapias corporais de relaxamento, alongamento e reeducação postural têm sido de extrema importância.
De um modo geral, todas as doenças ocupacionais são possíveis de prevenir, iniciando pela higiene ocupacional que é a ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais originados nos locais de trabalho e passíveis de causar danos à saúde dos trabalhadores.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas do trabalho, garantindo assim, sua eficiência, confiabilidade e consciência preventiva para lidar com possíveis situações de riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referências
1 – SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. LER DORT. São Paulo, 2019.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:DORT, LER, Sintomas, Tratamento