Introdução aos primeiros socorros
Publicado por INBRAEP em 8 de novembro de 2019
Você sabe o que são os primeiros socorros? Anualmente, milhares de pessoas se acidentam nas ruas, nas rodovias, em casa e no trabalho. Geralmente, são quedas, queimaduras, envenenamentos, cortes, choques e situações que podem exigir socorro imediato. Primeiros socorros são as primeiras providências tomadas no local do acidente. É o atendimento inicial e temporário até a chegada de um socorro profissional. Geralmente, presta-se atendimento no próprio local.
É importante lembrar que, como adulto, a pessoa é responsável pela própria segurança e, muitas vezes, também pela segurança de terceiros, principalmente de crianças e de idosos. Eles precisam e devem ser protegidos.
Apesar das medidas de segurança comumente adotadas e dos cuidados que as pessoas têm com as próprias vidas, nem todos os acidentes podem ser evitados, porque nem todas as causas podem ser controladas. Assim, os riscos de acidente fazem parte do cotidiano, o que requer a presença de indivíduos treinados para atuar de forma rápida.
Prestar os primeiros socorros é uma atitude humana, que requer coragem e o conhecimento das técnicas adequadas em face de ser capaz de auxiliar numa emergência. O socorro imediato evita que um ferimento se agrave, que uma simples fratura se complique, ou que um desmaio resulte na morte do acidentado.
É comum que as pessoas se sintam incomodadas e até não gostem de socorrer um estranho. No entanto, não se deve esquecer que qualquer pessoa, inclusive família ou amigos, também podem ser vítimas de acidentes e de mal súbito.
Existem várias maneiras de ajudar num acidente, até um simples ato de chamar assistência especializada como ambulância e bombeiros, sendo de suma importância para o atendimento adequado. Ao solicitar ajuda, a pessoa deve procurar passar o máximo de informações, como endereço do acidente, ponto de referência, sexo da vítima, idade aproximada, tipo de acidente e número de vítimas.
Por fim, é possível compreender que a importância dos primeiros socorros reside no fato de que, apesar da grande maioria dos acidentes poder ser evitada, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples contribuem para diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. No entanto, do mesmo modo, um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
Departamento Estadual de Trânsito de Goiás. Manual de primeiros socorros no trânsito / DETRAN-Go ; (org.) Clives Pereira Sanches. Goiânia: DETRAN-Go, 2005. 25 p.
FRANGE, Paulo. Primeiros Socorros: O que fazer enquanto o socorro não chega! São Paulo – SP, 2016.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Departamento Nacional. Curso básico de segurança em instalações e serviços em eletricidade: noções de primeiros socorros em serviços com eletricidade / SENAI. DN. Brasília, 2005.
Instituto de Medicina Tropical. Primeiros Socorros. Universidade de São Paulo. Acesso em: 28 out 2019
Brasil, Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro.Fundação Oswaldo Cruz, 2003.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .