Importância dos Equipamentos de Proteção dos Olhos e Face
Publicado por INBRAEP em 2 de fevereiro de 2024
Você sabe qual a importância dos equipamentos de proteção individual para olhos e face? No cotidiano de fábricas, metalúrgicas, siderúrgicas, usinas, entre outros tipos de empresas, podem ocorrer situações em que os funcionários estarão expostos a alguns tipos de riscos à face, como impactos de partículas volantes, luminosidade intensa, e radiação ultravioleta ou infravermelha. Tais riscos podem causar danos graves ao trabalhador, como cegueira permanente, lacerações na pele e desfiguração.
Tendo em mente os riscos ocupacionais da profissão, deve-se fazer cumprir o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI) durante todos os momentos no trabalho, conforme descrito na NR-06.
Os olhos merecem atenção e cuidados redobrados, por conta de sua sensibilidade, qualquer partícula, faísca ou porções de materiais que os atingirem podem causar danos permanentes. Isto ressalta ainda mais a importância da utilização adequada dos EPI’s.
Os óculos protetores protegem os olhos de areia, fagulhas, gases, pó, vento, entre outros riscos. É importante lembrar que não somente o trabalhador que faz o serviço deve estar com os óculos de proteção, mas também todos que o cercam.
Os funcionários que fazem o uso do óculos de grau não estão isentos da utilização de proteção ocular, pois os óculos de grau não foram construídos para proteção, podendo até se quebrar e ferir os olhos de quem os utiliza. Para aqueles que necessitam do óculos de grau para trabalhar, pode ser feita a alteração óptica no próprio EPI, ou utilizar um óculos de sobreposição, que vai por cima dos óculos de grau.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
Referências:
1 – Moreira, Gê, TRABALHO COM SEGURANÇA E SAÚDE; Óculos de Segurança.
2 – Segurança do Trabalho, Proteção dos olhos
3 – MTE, Ministério do Trabalho e Emprego. Guia técnico da NR-06, Portaria MTP 2.175, de 28/07/2022
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .