História do Abril Verde
Publicado por INBRAEP em 5 de abril de 2024
Na manhã de 20 de novembro de 1968, aproximadamente às 5h30 da manhã, ocorreu uma tragédia na mina de carvão Consol No. 9, localizada ao norte de Farmington e Mannington, West Virginia, Estados Unidos. A explosão foi tão intensa que chegou a ser sentida em Fairmont, a quase 19 quilômetros de distância.
Naquele dia, 99 mineiros estavam trabalhando dentro da mina. Nas horas seguintes à explosão, 21 mineiros conseguiram escapar, mas infelizmente, 78 ficaram presos e não sobreviveram. Dentre os falecidos, os corpos de 19 mineiros nunca foram recuperados. A causa da explosão nunca foi determinada, mas o acidente serviu de catalisador para várias novas leis que foram aprovadas para proteger os mineiros.
Onde começou o movimento Abril verde?
No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão do acidente na mina de carvão, em 1968.
O movimento Abril Verde no Brasil
O Movimento Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, e tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar o envolvimento para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.
O que é são acidentes de trabalho e adoecimento ocupacional?
- Doença profissional: É aquela que é causada diretamente pelo tipo de trabalho que uma pessoa realiza. Por exemplo, um trabalhador que opera constantemente com materiais tóxicos pode desenvolver uma doença devido à exposição regular a esses materiais. Essas doenças são específicas de certas atividades e estão listadas em uma relação oficial do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
- Doença do trabalho: Diferente da doença profissional porque não é causada exclusivamente por uma atividade específica, mas sim pelas condições em que o trabalho é realizado. Por exemplo, um escritório com má qualidade do ar pode causar problemas respiratórios aos funcionários, mesmo que essa condição não esteja diretamente relacionada ao tipo de trabalho que eles realizam
- Acidente de trabalho: É um evento inesperado que ocorre durante o exercício do trabalho a serviço de uma empresa, resultando em lesão corporal ou perturbação funcional que pode causar morte, perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui cursos profissionais que se baseiam nas Normas Regulamentadoras, fornecendo ao profissional conhecimentos sobre situações específicas que irão exigir determinadas ações com o intuito de garantir a eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em situações de urgências. Para mais informações, acesse a página de cursos.
Referências
1- Portal fecomerciários – Abril Verde– 2021
2 – Segurança do trabalho. Abril verde: movimento de conscientização sobre acidentes e doenças do trabalho– 2023
3 – ALVES, B. / O. / O.-M. 28/4 – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho- s.d
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .