Funcionamento das Proteções
Publicado por INBRAEP em 31 de março de 2022
Você sabe como funcionam as proteções das máquinas e equipamentos? É preciso entender que existem as proteções que foram estudadas no projeto e construção, ou seja, quando as máquinas ou equipamentos foram projetados, a equipe de segurança estudou e verificou todas as normas de segurança para construir e implementar as medidas de segurança possíveis
Porém, dependendo da máquina ou equipamento, ou até mesmo dependendo de onde ela será colocada e a realidade de cada empresa, poderá ser necessária uma proteção distante, ou seja uma proteção de perímetro. Essa proteção resguarda a área em que possa haver algum risco para as pessoas, mantendo, desta forma, uma distância de segurança da zona de perigo.
Deste modo, dependendo das características das máquinas e equipamentos, são necessários determinados tipos de proteção, como
- Proteções Fixas; e
- Proteções Móveis.
No geral as proteções fixas e móveis devem ser projetadas e construídas de modo a atender aos seguintes requisitos de segurança:
- cumprir suas funções apropriadamente durante a vida útil da máquina ou possibilitar a reposição de partes deterioradas ou danificadas;
- ser constituídas de materiais resistentes e adequados à contenção de projeção de peças, materiais e partículas;
- fixação firme e garantia de estabilidade e resistência mecânica compatíveis com os esforços requeridos;
- não criar pontos de esmagamento ou agarramento com partes da máquina ou com outras proteções;
- não possuir extremidades e arestas cortantes ou outras saliências perigosas;
- resistir às condições ambientais do local onde estão instaladas;
- impedir que possam ser burladas;
- proporcionar condições de higiene e limpeza;
- impedir o acesso à zona de perigo;
- ter seus dispositivos de intertravamento protegidos adequadamente contra sujidade, poeiras e corrosão, se necessário;
- ter ação positiva, ou seja, atuação de modo positivo; e
- não acarretar riscos adicionais.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Referências
1 – BRASIL, NR 12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, Portaria SEPRT n.º 916, de 30 de julho de 2019.
2 – Santos Junior, Joubert Rodrigues dos NR-12: segurança em máquinas e equipamentos : conceitos e aplicações / Joubert Rodrigues dos Santos Junior, Márcio José Zangirolami. – São Paulo : Érica, 2015.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .