Primeiros Socorros em casos de Fraturas
Publicado por INBRAEP em 21 de julho de 2020
Você sabe o que é uma fratura e como realizar os primeiros socorros diante dessa emergência? Uma fratura óssea é uma condição médica que ocorre quando uma pressão significativa é exercida sobre os ossos, causada por quedas, acidentes de trânsito ou estresse ósseo. Além disso, as fraturas podem ser atribuídas a algumas condições médicas que enfraquecem os ossos, como osteoporose e alguns tipos de câncer. As fraturas causadas por doenças são conhecidas como fraturas patológicas.
Além destas, temos outras classificações de fraturas, que são caracterizadas pela lesão ocorrida, que são as fraturas fechadas e exposta. Observe a seguir a definição de cada uma delas:
- Fratura fechada: em uma fratura fechada, o osso quebra, mas as bordas quebradas não perfuram a pele.
- Fratura exposta: quando ocorre uma fratura exposta, o osso rompe a pele, abrindo uma ferida e tornando-se visível através de uma ferida aberta existente ou criando uma.
É importante ressaltar que essas são somente algumas classificações de fraturas e as mais frequentes. Quando tratamos da familiaridade do atendente de emergência com as fraturas, o ideal é que ele saiba pelo menos identificar quando há ou não fraturas para poder oferecer o atendimento correto à vítima.
Sintomas de Fraturas:
Os sinais e sintomas de uma fratura variam de acordo com a área afetada, a gravidade da lesão e qual osso é afetado, bem como a idade e a saúde geral do paciente. No entanto, os sinais e sintomas são geralmente alguns dos seguintes:
- Dor, inchaço e hematomas;
- Formação de uma área com coloração arroxeada;
- Sangramento;
- Barulho de crepitação ao se movimentar;
- Espasmos na área afetada;
- Falta de sensações (entorpecimento).
- Incapacidade de mover a área afetada;
- Deformação na área afetada; e
- No caso de um osso grande ser afetado, como a pélvis ou o fêmur, outros sintomas se desenvolvem, incluindo: palidez da pele, náusea e tontura.
Primeiros Socorros em fraturas:
Uma fratura é uma lesão muito dolorosa, os primeiros socorros imediatos são cruciais para ossos quebrados. No entanto, os procedimentos que serão realizados devem levar em conta as circunstâncias em que a vítima se encontra. No caso de fraturas que ocorram em locais de fácil acesso do Serviço Médico de Emergência, os seguintes procedimentos devem ser realizados:
Primeiramente, é necessário avaliar a situação, e se houver pessoas por perto deve-se solicitar ajuda. Após isso é recomendado acionar ou pedir que alguém acione o Serviço Médico de Emergência. O estado de consciência da vítima deve ser verificado, realizando uma avaliação primária por meio da monitoração ou tratamento dos sinais vitais, se necessário.
Mover os ossos feridos pode aumentar a dor e o sangramento e também pode levar a danos nos tecidos. Sendo assim, é extremamente importante que a vítima de fratura não seja movimentada, exceto se for necessário para evitar ferimentos. Feito isso, é necessário seguir as seguintes recomendações:
- Faça uma avaliação das lesões;
- Tranquilize a vítima para evitar que ela movimente a área lesionada enquanto aguardam o atendimento médico;
- Pare qualquer sangramento aplicando pressão na ferida com um curativo estéril, um pano limpo ou uma peça de roupa limpa. Dependendo do sangramento, considere o módulo “Hemorragias”;
- Não tente realinhar o osso ou empurrá-lo;
- Não forneça ao paciente alimentos ou líquidos por via oral;
- Monitore o nível de consciência da vítima. Grandes fraturas podem apresentar significativas hemorragias internas ou externas e causar choque hipovolêmico. Cianose e pulso filiforme podem ser indicativos dessa condição;
- Em caso de fraturas fechadas, se puder, aplique compressas com gelo na área afetada. Isso causará diminuição da dor e ajudará na recuperação da lesão, evitando inchaços.
Quando a fratura ocorrer em locais afastados e que não há como acionar o atendimento médico, como em: trabalhos em matas fechadas ou acampamento em locais desertos, será necessário transportar a vítima para receber o devido tratamento. Sendo assim, o atendente de emergência deve realizar os seguintes procedimentos:
- Fazer uma avaliação das lesões;
- Tranquilizar a vítima para evitar que ela movimente a área lesionada;
- Parar qualquer sangramento aplicando pressão na ferida com um curativo estéril, um pano limpo ou uma peça de roupa limpa. Dependendo do sangramento, considere o módulo “Hemorragias”;
- Não tentar realinhar o osso ou empurrá-lo;
- Imobilizar a área lesionada na posição em que foi encontrada;
- A imobilização deve ser feita com talas apropriadas, tipóias ou faixas que estiverem à disposição, mas se caso não houver esses materiais, poderá ser utilizado qualquer tipo de material rígido, como papelão, tábuas ou revistas e jornais dobrados;
- Deve-se verificar se existe acolchoamento suficiente entre a tala e a lesão;
- A circulação, antes e depois da colocação da tala também deve ser observada. A coloração das unhas não deve mudar e deverá sempre haver pulsação arterial de extremidade. A tala deve ser afrouxada se for necessário;
- Não deve ser fornecido ao paciente alimentos ou líquidos por via oral;
- Monitore o nível de consciência da vítima;
- Em caso de fraturas fechadas, o atendimento é o mesmo do anterior, aplicar compressas com gelo na área afetada e evitar movimentar a área afetada.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
REFERÊNCIAS
Ministry of health. First Aid: Fractures. [S. l.: s. n.], 2019.
ASTUR, Diego et al. Stress fractures: definition, diagnosis and treatment. Revista Brasileira de Ortopedia: Elsevier, 2016.
LAGUIPO, Angela et al. Broken Bone First Aid. News Medical: [s. n.], 2019.
Doutor Agora. Fratura fechada: O que fazer em casos de fraturas fechadas?. Doutor Agora: [s. n.], 2016.
Hospital Proncor. Primeiros socorros em caso de fratura. [S. l.: s. n.], 2019.
SILVA, Sérgio. Fraturas e imobilização. DR. SÉRGIO: [s. n.].
TOLDO, Paulo. Primeiros Socorros de Emergência. São Paulo: [s. n.], 2016.
Mayo Clinic. Fractures (Broken Bones). [S. l.: s. n.], 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .