Fontes de Ignição e seu Controle
Publicado por INBRAEP em 29 de agosto de 2025
Você conhece as fontes de ignição e os métodos para controlá-las? Uma fonte de ignição é qualquer agente capaz de iniciar uma combustão. Ela fornece a energia mínima necessária para que um material ou líquido inflamável entre em combustão e produza chama. A fonte de ignição representa a energia térmica (fagulha, calor, faísca) necessária para ativar a reação química entre um material combustível e o comburente (oxigênio).
Nesse sentido, podemos ressaltar que:
- I. O combustível é o elemento que queima.
- II. O oxigênio é o componente que ativa o fogo, criando as chamas.
- III. A fonte de ignição é o calor que inicia o fogo.
Controle
Para evitar acidentes, é essencial criar um plano para controlar as fontes de ignição. Isso inclui identificar e restringir áreas onde existem materiais inflamáveis, como líquidos guardados ou liberação de pós inflamáveis. A partir desse estudo deve ser feito um projeto e instalação de sistema de detecção, alarme e combate a incêndios nas áreas classificadas e garantir que os equipamentos instalados não iniciem incêndios.
Para classificar áreas de risco, deve-se elaborar uma análise de risco detalhada de cada local existente, indicando onde e com que frequência podem surgir fontes de ignição, fazendo uma avaliação frequente de quanto tempo essas áreas ficam expostas ao risco.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-20 sobre Segurança e Saúde com Inflamáveis e Combustíveis. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-20.
Referências:
1– ELFIRE. Márcio Ferreira. O que são fontes de ignição. 2021.
2 – Alan Robson Nunes. Precisamos falar sobre atmosferas explosivas e áreas classificadas. 2023.
3- ECS. Classificação de áreas e controle de fontes de ignição.
4 – Paulo, s. Alexandre Lanutti Christino. Estudo de Detecção de Faísca na Proteção Contra Incêndio nas Instalações de uma Indústria Reformadora de Pneus de Caminhões e Tratores. [s.l: s.n.].
5 – Lucas Buffon. Estudo de Adequação de uma Àrea Classificada à Norma Vigente. 2011.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .