Ferimentos no Abdome
Publicado por INBRAEP em 31 de março de 2021
Os ferimentos no abdome são lesões consideradas graves e frequentemente causadas por acidentes ou conflitos geradores de traumas nesta região do corpo. Esses traumas podem ser divididos em duas categorias de ferimentos no abdome, os ferimentos abdominais fechados e ferimentos abdominais abertos, variando de acordo com a causa da lesão.
Além disso, os traumas abdominais são caracterizados por uma série de sinais e sintomas que devem ser cuidadosamente observados no primeiro atendimento à vítima. Com isso, é importante entendermos as principais características dos ferimentos no abdome, as causas mais comuns e as possíveis condutas de primeiros socorros nessas situações.
Ferimentos Abdominais Fechados
A primeira categoria de ferimentos no abdome são os casos de ferimentos abdominais fechados, eles são caracterizados pelo impacto causado na parede abdominal da vítima, sem provocar rompimento da pele. No entanto, estes traumas podem causar lesões internas graves, que são possíveis de serem identificadas através de determinados sinais e sintomas, como:
- Dor e sensibilidade à palpação abdominal;
- Rigidez ou contração muscular do abdome;
- Hematomas, contusões, escoriações e outras lesões no abdome; e
- Sinais de estado de choque da vítima.
Quando tratamos das causas dos ferimentos abdominais fechados, grande parte das ocorrências estão relacionados a acidentes de trânsito. Por outro lado, existem vários outros possíveis agentes causadores de ferimentos abdominais fechados, como por exemplo:
- A Queda de objetos sólidos sobre a região do abdome;
- O impacto da vítima sobre algum objeto sólido;
- Golpes por armas naturais; e
- Golpes por armas brancas.
É importante termos consciência de que toda vítima com ferimento no abdome deve ser considerada em estado grave e que condutas precipitadas podem agravar mais o estado de saúde da vítima. Sendo assim, os procedimentos apresentados a seguir são recomendados apenas em casos onde o contato com o Serviço Médico de Emergência esteja bastante comprometido, como por exemplo, em casos de acidentes em zonas rurais muito afastadas ou de atividades em mata. Nestes casos, as seguintes condutas devem ser consideradas:
- Mesmo estando distante, tente entrar em contato imediatamente com o resgate de urgência;
- Procure se informar sobre o agente causador do ferimento;
- Em seguida, coloque o acidentado cuidadosamente em um local confortável, na posição de decúbito dorsal e coloque uma manta ou cobertor enrolado sob seus joelhos, para diminuir a pressão sobre o abdome e amenizar a dor;
- Monitore os sinais vitais como respiração, pulso e pele da vítima, atentando-se para sinais de choque por hemorragia interna, até a chegada do resgate especializado;
- Nunca dê nada para o acidentado beber ou comer; e
- Caso não consiga contato com a equipe de resgate, será necessário realizar o transporte da vítima até uma equipe de emergência especializada.
Ferimentos Abdominais Abertos
Os ferimentos abdominais abertos podem ocorrer de forma simples ou de forma mais grave, como, por exemplo, quando ocorre a ruptura dos tecidos da parede abdominal, suficiente para provocar uma evisceração. Nesse sentido, vamos entender alguns possíveis sinais e sintomas relacionados a essas lesões:
- Lesão aberta no abdome;
- Lesão com objeto encravado;
- Lesão com evisceração;
- Sangramento;
- Dor; e
- Ferida com bordas regulares.
Em relação aos agentes causadores dos ferimentos abdominais abertos, eles são usualmente por agentes penetrantes como por armas de fogo ou por armas brancas. Porém, outras situações do cotidiano podem causar emergências envolvendo esses ferimentos. Acompanhe a seguir:
- Armas brancas;
- Armas de fogo;
- Acidentes com veículos;
- Atropelamentos; e
- Acidentes de trabalho com equipamentos cortantes.
A respeito das condutas de primeiros socorros em vítimas com ferimentos abdominais abertos, é importante salientar que qualquer vítima de ferimento no abdome corre sério risco de entrar em estado de choque. Por isso, são recomendados alguns procedimentos como forma de evitar maiores complicações no estado de saúde da vítima. Acompanhe a seguir alguns desses procedimentos:
- Entre em contato imediatamente com o Serviço Médico de Emergência e tente manter a vítima tranquilizada;
- Caso o acidente tenha acontecido em locais afastados, procure se informar sobre o agente causador do ferimento;
- Se for viável, coloque o acidentado em um local confortável em posição de decúbito dorsal, com os joelhos e colchas flexionados;
- Caso tenha um tecido limpo, cubra o ferimento com muito cuidado;
- Tenha muito cuidado caso o objeto esteja encravado no ferimento;
- Jamais mova ou remova os objetos encravados;
- Em casos de ferimentos abertos com evisceração, nunca tente recolocar os órgãos de volta na cavidade abdominal;
- Nunca dê nada para o acidentado beber ou comer; e
- Monitore os sinais vitais como respiração, pulso e pele da vítima, atentando-se para o choque hemorrágico, até a chegada do resgate especializado.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
RIBAS-FILHO, Jurandir Marcondes; FOUANI, Marcelo Morikuni; JUSTEN, Marcel da Silva; PEDRI, Lucas Eduardo; SILVA, Letícia Mayer Alves da; MENDES, João Felippe. TRAUMA ABDOMINAL: ESTUDO DAS LESÕES MAIS FREQUENTES DO SISTEMA DIGESTÓRIO E SUAS CAUSAS. ABCD Arq Bras Cir Dig, [s. l.], 2008.
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2003.
BRASIL, Ministério da Saúde. PROTOCOLOS DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA: Emergências Traumáticas. Protocolo Samu 192. Brasília, 2014.
Diercks DB, Clarke S. Initial evaluation and management of blunt abdominal trauma in adults. 2016.
LEITE, Sara; TAVEIRA-GOMES, António; SOUSA, Hugo. Lesão Visceral em Trauma Abdominal: Um Estudo Retrospectivo. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2013.
RIBAS-FILHO, Jurandir Marcondes; MALAFAIA, Osvaldo; FOUANI, Marcelo Morikuni; JUSTEN, Marcel da Silva. Abdominal trauma: study of the most frequent wounds of digestive system and its causes. ABCD = Brazilian archives of digestive surgery, Rio de Janeiro, 2008.
SIATE, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência. Manual do Atendimento Pré-Hospitalar. Ferimentos, Curativos e Bandagens: Corpo de bombeiros PR, Paraná, 2011.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .